3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Curiosidades de Um golpe à italiana

- Quando soube do filme, a Fiat quis ceder quantos Fiat 500 Turbo os diretores necessitassem para a filmagem, além de algumas Ferraris, mas os diretores ingleses eram muito patriotas e não aceitaram. Do outro lado, a MG ficou ofendida quanto ao fato de os carros dos bandidos serem os Mini ingleses, mas isso não impediu que eles fossem usados nas filmagens.

- O chefe da Paramount Pictures, Robert Evans, originalmente queria  Robert Redford para o papel de Charlie.

- O final foi alterado para criar possibilidade de uma sequência. 

- O carro esportivo vermelho visto durante os créditos vermelhos é um Lamborghini Miura, que tinha a velocidade máxima de 170 milhas por hora. Era o carro mais rápido disponível no mercado da época. 

- Na "UK movie survey", de 2003, a fala de Charlie Croker, "You're only supposed to blow the bloody doors off!", foi escolhida como a fala mais memorável em um filme. 


- No longa, cujo tema principal é carros e direção, o astro Michael Caine não podia dirigir na época das filmagens. Ele nunca é visto dirigindo. A única cena em que Charlie Croker assume o volante foi cortada. 

- Quando Charlie sai da cadeia, sua namorada, que fora buscá-lo, menciona que o carro da cena pertencia ao embaixador do Paquistão. O carro realmente pertencia a um alto comissionado do Paquistão quando o filme foi produzido.

- O avião chinês usado no longa é um dos raros 14 aviões Douglas C-74 Globemaster Transport já construídos.

- Durante a perseguição, os minis se mantêm na ordem vermelho, branco e azul, as cores da bandeira do Reino Unido.

- O roteiro original situava a história em Londres e seria uma série de TV. Contudo, a produção cresceu demais para a TV britânica da época e o script foi alterado para Turim, que, na época, tinha a maior malha de tráfego controlada por computadores. Antes disso, Milão foi considerada até os produtores descobriram ser impossível conseguir permissão para filmagem lá.

- Algumas cenas do filme foram usadas mais tarde em Thief of Budapest. Na história, MacGyver e um grupo de ciganos usam os carros para fugir da Hungria.

0 comentários: