Home » , , » Filme de vampiros como tem que ser

Filme de vampiros como tem que ser

Miriam (Deneuve) e John (Bowie) caçando na noite de Nova Iorque
Esqueça essa história de vampiros purpurinados: vampiro de verdade é enigmático, sensual, traiçoeiro, se alimenta de sangue. Fome de viver (The Hunger, 1983) é um ótimo filme de vampiros e traz consigo toda a mística criada em cima desses tão controversos personagens - só não se prende ao convencional: ao conntrário, toma a liberdade de criar um pouco em cima do estereótipo de vampiro a que estamos acostumados. Mas, ao contrario do 'vampiro que brilha no sol', aqui a tônica é outra: como morre um vampiro?
Miriam (Catherine Deneuve, linda e enigmática) é uma vampira que vem através dos séculos se mantendo jovem e imortal - mas seus parceiros não. Por algum motivo inexplicável, após alguns (muitos) anos de convivência, seus parceiros acabam por envelhecer e morrer. Uma morte de vampiro: não morrer como nós humanos mortais, mas ficar trancafiados dentro de um caizão no sótão, ainda sobrevivendo apesar de já não ter mais condições de se alimentar. Esse foi o fim encontrado por John (David Bowie, estranho toda vida) e muitos outros parceiros de Miriam. Ela até se ressente de ver seu parceiro morrendo, mas não é da natureza vampiresca lutar pela sobrevivência - e nessa briga, o mais fraco sempre perde.
John, em um desesperado ato de luta pela sobrevivência, já sentindo os efeitos extraordinariamente brutais que a velhice lhe causava, procura pessoalmente a doutora Sarah (Susan Sarandon, uma das melhores atrizes que eu já vi atuar até hoje), uma vez que ela havia publicado um livro sobre o sono como cura para o envelhecimento. Não havia solução para o caso de John, claro. Mas ele estava disposto a tentar, por amor à Miriam. Nem se alimentar mais (pobre Alice, a estudante de violino que frequentava a casa do casal!) resolvia o problema.
Porque o 'pra sempre' sempre acaba...
E Miriam, é claro, já sabia o que ia acontecer com John. E, convenhamos, deve ser muito chato ter que passar o resto da eternidade sozinho. Portanto, ela já havia escolhido sua nova parceira: a própria doutora Sarah. Com seus poderes mediúnicos, conseguiu seduzir a doutora, e a transformou em vmapira. O que ela não sabia era o que estava pra acontecer... (não posso deixar de comentar: eu bem vi um quê de Bia Falcão - personagem de Fernanda Montenegro em uma novela das 20h - no final do filme).
Um roteiro muito bem amarrado, com a mística vampiresca em sua essência, uma trilha sonora perfeita para o suspense e um final desconcertante. Deu medo de assistir em determinadas horas (acho que vou ter pesadelos à noite, não tava preparada para as cenas finais não...), e a condução do tema foi interessante e é daquele tipo que te prende à tela - mesmo que você não queira ver o que está acontecendo. As cenas e o clima gótico são bonitas e casaram bem com o estilo 80's do filme, e a elegância clássica de Deneuve em cada cena (mesmo na de sexo) é um show à parte. A maquiagem também merece destaque: o que foi aquela caracterização do envelheciemtno de Bowie? Perfeito!
Para quem não gosta de filmes de suspense, é um ótimo filme de vampiro. Para quem não gosta de filme de vampiro, é um ótimo filme de suspense. Para quem não gosta nem de filme de vampiro, nem de suspense, vale a pena dar uma conferida e acabar com essa cisma - até porque não é todo dia que se tem Bowie, Deneuve e Sarandon no mesmo filme.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates