Home » , , » Prêmio Esso na categoria 'Sobrenatural'

Prêmio Esso na categoria 'Sobrenatural'

 
O título do texto é só uma brincadeira, claro, mas para e pensa: você é um repórter que esbarra, assim como não quer nada, num completo estranho que quer lhe contar sua história de vida e faz um convite para ir até o seu apartamento. Você iria? Nem eu. Ok, esse estranho é o Brad Pitt, mas qual a chance de algo bom sair daí? Zero. Mas quis o destino que seu entrevistado fosse um vampiro de mais de 200 anos que resolveu falar. O porquê eu não tenho a menor ideia. Tédio? Vaidade? Vontade de espalhar o pânico no mundo? Ser chamado para ser jurado do American idol? Se alguém souber, me explica, porque estamos nos cinco minutos iniciais, e a premissa de Entrevista com o vampiro já está comprometida.

Tudo bem, a gente sabe que o Christian Slater tá ali só como elenco de apoio e que essa história toda é só uma desculpa para o grande flashback que constitui realmente o que interessa no filme. Transformado no ser sanguinário e imortal por Lestat (Tom Cruise), Louis (Pitt) é o vampiro mais atormentado que existe. Em 1791, quando passou desta para esta vida mesmo, a dor pela perda da mulher e do filho que nunca chegou a nascer o consumia. A imortalidade era só um detalhe. Mas a fome que se tornava cada vez mais carrasca era sempre suprimida por seus princípios. Matar não era uma opção, mesmo que isso significasse passar a eternidade se alimentando de ratos e outros animais.


A relação entre Lestat e Louis é, portanto, desde o início bastante conflituosa. A homossexualidade é claramente percebida o tempo todo, embora nunca seja realmente explícita. Tanto o roteiro de Anne Rice quanto a direção de Neil Jordan fazem questão de salientar a sensualidade e a tensão entre os dois, mas isso não é uma questão a ser debatida, simplesmente faz parte da vida deles. A chegada de Claudia (Kirsten Dunst) ao universo deles reforça ainda mais essa naturalidade: "Agora somos uma família". Mas, como em qualquer casamento, uma crise tão forte quanto a que rondava o casal não pode ser negligenciada desta forma. Imagina viver em crise por séculos e séculos a fio...

O filme consegue delinear bem as diferenças entre as personalidades de cada um, e é isso que torna a trama interessante. É possível ver Pitt e Cruise se esforçando em cada cena. Este se sai melhor, talvez porque seu personagem seja mais forte. Louis hesita muito, reclama muito, lamenta muito, porque se recusa a deixar de ser humano, coisa que Lestat abandonou faz tempo. Sendo assim, o sr. Angelina Jolie tem mais dificuldade em demonstrar todas essas dúvidas sem parecer fraco e, às vezes, irritante. Mas um outro fator contribui muito para isso: o texto ruim. Isso fica visível especialmente no encontro do vampiro com o misterioso Armand (Antonio Banderas), que não tem as respostas para as perguntas que o atormentam há séculos. O esperado momento da verdade não se concretiza e vira apenas um apanhado de frases vazias.

O longa tem seus melhores momentos nas cenas de ação, portanto, como as sequências finais no ninho dos vampiros. Mas o destaque mesmo é Claudia, uma personagem fascinante, interpretada com brilhantismo por uma precoce Kirsten Dunst. Apesar da imagem frágil, a menina não é mais aquela pequena órfã que deu razão à existência de Louis. Melhor vampira do que ele jamais será, ela intriga pela facilidade com que encara a nova rotina, comove quando percebe que nunca será uma adulta e assombra pelas atitudes ora maduras, ora extremas, nunca inocentes. Detestável e adorável ao mesmo tempo, ela foi a companhia que Lestat nunca conseguiu ser para Louis. Vai ver foi por isso que ele procurou o tal repórter: pra fazer terapia...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates