Home » , » O poder da música

O poder da música



Jackie Robin demonstrando seu talento e perseguindo seu sonho

O cantor de jazz (The jazz singer, 1927) é um emocionante relato da busca de um sonho. Jackie Rabinowitz é judeu e foi doutrinado pelo pai para ser o cantor da sinagoga, assim como haviam sido seus ancestrais. Jackie, porém, tinha no coração a vontade de cantar para outros públicos - o que desgostou basteante a seu pai. A mãe entendia que seu filho tinha outra vocação que não a sinagoga, mas o pai não. Após uma surra, Jackie cumpre sua promessa de não mais retornar a casa. Anos se passaram e Jackie começa a ser reconhecido por seu talento.

Cantando em um bar, é convidad por Rose, uma talentosa corista, a se apresentar com ela. Com um bom emprego, conseguindo viver de seu talento, Jackie mantém contato com a mãe. O pai o havia desconsiderado como filho. Rose acaba sendo chamada para trabalhar em Nova Iorque e deixa a companhia, Jackie segue cantando e sua estrela começa a brilhar. Chega sua grande chance: Rose consegue uma oportunidade para ele se apresentar na Brodway. Estando próximo de sua antiga casa pela primeira vez em muitos anos, Jackie resolve visitar os pais. Sua mãe o recebe com muito amor, mas o pai se escandaliza ao chegar em casa e ver o filho cantando uma de suas músicas do futuro show para a mãe e o expulsa de casa. Magoado, Jackie promete nao retornar.

A dúvida o consome: abandonar o sonho ou partir o coração de sua amada mãe?

Quando o pai cai doente às vésperas de uma data comemorativa da comunidade judaica, um amigo da família vai ao teatro sugerir a Jackie que volte a cantar na sinagoga. Mas, às vésperas de sua grande estreia na Brodway, e ressentido pela expulsão de casa, Jackie se nega a ir cantar. Decide seguir seu sonho, o palco é onde ele pertence. Mas, ao ver sua mãe falando com ele que talvez essa seja a última oportunidade de que seu pai o ouça cantar, pois está seriamente doente, seu coração fica balançado. Ele se lembra de sua história, da história de seu povo. E a dúvida o consome. Após o ensaio principal, ele visita o pai. e após muita dúvida e discussão sobre seguir seu coração (onde estaria? No teatro, cantando para multidões? Ou na sinagoga, cantando para seu povo e honrando o nome da família?), Jackie canta para seu povo durante o grande evento. Feliz por ouvir seu filho antes de partir, o rabino o perdoa e o aceita como filho novamente. E Jackie não desistiu e seu sonho. No fim do filme, ele está no palco cantando uma emocionada declaração de amor à mãe, que sempre o compreendeu.

O show tem que continuar!

O filme é emocionante do início ao fim, e como surpresa nos revela pequenos diálogos falados. É basicamente um filme mudo, com a trilha sonora instrumental e cartelas com as falas mais importantes das personagens. Mas as canções todas são de áudio captado, ou seja, a voz dos cantores/atores é ouvida. Um diálogo inteiro é sonorizado, quando o cantor volta à casa e mostra duas músicas que cantaria no show para a mãe. Logo em seguida, quando o pai chega e se depara com a cena, voltam as cartelas. Achei o máximo! Como primeira incursão do cinema falado, é uma espécie de híbrido: a linguagem e interpretação ainda são ao estilo cinema mudo, mas a sutil introdução de canções cantadas pelos próprios atores (e não mais somente as músicas instrumentais como parte da trilha sonora) e um diálogo inteiro falado pelos atores é um passo gigantesco na história do cinema. Um marco emocionante e memorável.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates