3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Toy Story X Cassiopéia

Apresento outro pioneiro e uma grande polêmica. Esclarecimentos abaixo da ficha...

Cassiopéia
Brasil, 1996
80 min. colorido
Animação

Atenéia é um planeta pacífico, localizado na constelação de Cassiopéia, cujos habitantes vivem em perfeita harmonia. A situação muda quando invasores atacam o planeta, na intenção de drenar toda sua energia vital. Desesperada, a princesa Lisa envia sinais de socorro pelo espaço. Chip e Chop recebem o pedido e, com a ajuda de Galileu e Leonardo, partem para salvar Atenéia.

Com: Osmar Prado, Jonas Mello, Marcelo Campos, Cassius Romero.


Porque estou apresentando outro filme bem no meio da semana de Toy Story? Pois assim como o longa dos brinquedos esta animação brasileira também é um pioneiro. A polêmica? Ambos os filmes alegam ser a primeira animação longa-metragem completamente produzida por computador da história.

Você deve estar pensando: Peraí, Toy Story é de 1995 e Cassiopéia de 1996!
De fato a animação da Pixar foi lançada antes. A alegação é que quando a produção de Toy Story teve início, mais da metade de Cassiopéia já estava finalizada. E longa dos brinquedos só foi lançado na frente graças ao empurrãozinho ($$$) que raramente produções nacionais recebem, mas que a Disney tem de sobra.

Outra alegação é que quanto ao seu status de filme totalmente gerado em computação do longa da Pixar, que criou os moldes para as cabeças dos personagens principais em argila, sendo posteriormente digitalizados com o Polhemus 3D. Enquanto a produção tupiniquim foi criado a partir de modelos inteiramente virtuais, sem uso de modelos físicos, da modelagem às texturas.

Disputas à parte ambos são pioneiros no estilo de produção. Entretanto, você já assistiu Cassiopéia? E Toy Story? Mesmo torcendo para as produções nacionais, é fato Toy Stoy foi a primeira animação computadorizada a chegar ao grande público. E isso faz toda a diferença!

P.S.: Nunca é tarde não é? Cassiopéia está inteiro no YouTube. Assista!

0 comentários: