Home » , , » Terra Nostra, Família Nostra

Terra Nostra, Família Nostra

Confesso, não fazia ideia do que esperar de O Quatrilho. Mesmo porque, na época de seu lançamento e alardeada indicação ao Oscar, não tinha idade para prestar atenção nesse tipo de longa. E se assistir filmes nacionais recém lançados, que não sejam comédia ou biografia é complicado, imagina um drama dos anos 90?

Dois casais de imigrantes italianos do início do século XX, formam uma sociedade para conseguir a tão sonhada terra.  Vivendo sob o mesmo teto logo o marido de uma se interessa pela esposa do outro. Quando a reciproca se torna verdadeira, o casal foge deixando seus respectivos cônjuges na tão sonhada terra, sob os olhares preconceituosos da sociedade. Patricia Pillar e Bruno Campos, dão vida aos amantes Terêsa e Massimo. Enquanto Glória Pires e Alexandre Paternost interpretam os pares abandonados Pierina e Ângelo.

O roteiro é simples e lento, curiosamente não é chato. A vagareza do desenvolvimento da história parece nos envolver na rotina daqueles italianos de forma que novela global nenhuma conseguiu. Massimo leva anos para ousar chegar perto de Teresa, o que torna sua fuga desesperada verossímil e aceitável. Eles já perderam muito tempo! A torcida pelo romance é reforçada pela apatia de Pirina, que acredita que tudo dará certo se homem e mulher apenas desempenharem seus papéis. E pela preferência de Ângelo pelo trabalho, o que deixa Teresa em segundo plano.

Com a história fortemente atrelada às personagens, esta não funcionaria bem com um elenco fraco. A dedicação do elenco é visível, destaque para Glória Pires. Sua sempre contida Pirina, economiza nas expressões, mas nunca é insuficiente ao passar o que a personagem pensa ou sente.

Reconstrução histórica impecável e coadjuvantes de luxo completam a produção.Gianfrancesco Guarnieri (Padre Giobbe), Cecil Thiré (Padre Gentile) e José Lewgoy (Rocco), aparecem mais para situar o expectador na época e sociedade que a italianada vive, que para relamente fazer diferença na trama principal.

Não é um filme excepcional, nem uma história inédita. Mas é uma boa história, bem contada e sobre pessoas de verdade. Poderia acontecer com seu vizinho, parente, com você, por isso é eficiente. Como bônus, ainda apresenta um pouco da cultura trazida pelos italianos que aos poucos se integraram à nossa cultura.

E pensar que a maioria de nós aprendeu sobre imigrantes italianos nas mirabolantes tramas globais. A vida real pode ser mais simples, e mesmo assim muito interessante. Capiche!

2 comentários:

Hugo disse...

Fabiane, passei por aqui para retribuir os parabéns pelos 4 anos de blog.

Que continue por muito tempo.

Até mais

Fabiane Bastos disse...

Só p/ constar:
Vc sabe que eu sô a mesma Fabiane do Ah, e por falar nisso... né? Vc me parabenizou pelos 4 anos lá. hehehe.

Se preocupe não, esse aki também vai chegar nos 4 anos, já percorremos metade do caminho.

Valeu!!!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates