3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Curiosidades de Platoon

Em Portugal Platoon ganhou o subtítulo "Os Bravos do Pelotão".

O roteiro é baseado na experiência pessoal de Oliver Stone na guerra do Vietnã, e em roteiro que ele finalizou por volta de 1976.

O orçamento de Platoon foi de 6 milhões de dólares.

A arrecadação foi de 138 milhões de dólares apenas nas bilheterias estadunidenses.

As filmagens foram realizadas em seqüência e, a medida que os personagens morriam na tela, os atores eram mandados para casa.

O filme é narrado por Charlie Sheen, estranhamente ecoando a narração de seu pai, Martin Sheen, em outro filme de guerra do Vietnã, Apocalypse Now, também filmado em locações nas Filipinas.

Johnny Depp tinha 22 anos de idade na época em que o filme foi realizado e aquela foi a primeira vez que ele saiu dos Estados Unidos, as filmagens foram realizadas nas Filipinas.

Oliver Stone considerou escalar Johnny Depp para o papel principal, Chris Taylor, mas Depp era muito jovem para o papel e desconhecido na época. Stone disse que Depp um dia iria se tornar uma grande estrela.

Todos os atores tiveram de suportar 14 dias em um campo de treinamento nas Filipinas antes da filmagem começar. Os atores receberam cortes de cabelo militar, eram obrigados a ficar no personagem durante todo o acampamento, comeram apenas rações militares, não tinham permissão para tomar banho, dormiram na selva, e ainda tinham revezamento para vigia noturna.

Pacotes especiais de cigarros Marlboro foram feitos para o filme sobre a insistência de Oliver Stone, que queria a cor vermelho-cereja na embalagem de forma a corresponder as feitas durante os anos 1960.

A batalha final do filme era uma recriação de um acontecimento real que foi testemunhado por consultor técnico Dale Dye, que era correspondente de combate.

Vários dos atores escreveram mensagens em seus capacetes durante todo o filme. Capacete de Charlie Sheen diz: "Quando eu morrer, me enterrem de cabeça para baixo, para que o mundo pode beijar minha bunda". Enquanto o de Johnny Depp simplesmente: "Sherilyn", um tributo a Sherilyn Fenn, que Depp estava namorando na época. Mark Moses (Tenente Wolfe) tinha em seu capacete um desenho de revista MAD mascote Alfred E. Neuman com a frase "O que me preocupar?".

Outra referência a Sherilyn Fenn pode ser vista na guitarra de Johnny Depp na cena onde eles estão fumando maconha: as iniciais gravadas SF.

O elenco ea equipe chegou nas Filipinas no início de 1986, quase simultaneamente ao início da Revolução Edsa de 1986 que derrubou Ferdinand Marcos. Willem Dafoe disse que um dia ou dois depois que ele chegou em Manila, ele acordou para ver uma fileira de tanques rolando pelas ruas.

O poster do filme retratando Elias com as mãos no ar, é uma recriação de uma fotografia de 1968 pelo Greenspon art.

0 comentários: