3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Filmes de guerra: os concorrentes

Conflito, só na ficção. O quarto filme do mês será escolhido democraticamente, na maior paz, pela enquete aí ao lado. A gente só dá uma forcinha pra você se decidir - afinal, os candidatos são de peso!

Platoon
(Platoon, 1986)
Dirigido por Oliver Stone e vencedor de quatro Oscar (incluindo melhor filme), o longa acompanha a trajetória do jovem recuta Chris (Charlie Sheen), em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, ele chega ao batalhão como voluntário. No entanto, o soldado vai parar na infantaria, uma divisão em que os conflitos entre dois sargentos (Tom Berenger e William Dafoe) levam a uma batalha interna de vida ou morte. Com o passar do tempo, Chris é obrigado a reavaliar suas convicções. 


A queda - As últimas horas de Hitler
(Der untergang, 2004) 
Por meio da narração de Traudl Junge (Alexandra Maria Lara), secretária de Hitler (Bruno Ganz, de Asas do desejo), o filme de Oliver Hirschbiegel reconstitui os últimos dias que o ditador nazista passou em um quarto de segurança máxima depois do final da Segunda Guerra Mundial, quando Berlim está tomada pelos russos, e o Terceiro Reich está com as horas contadas. Mesmo assustado, o Führer e seus principais assessores planejam ações militares para eliminar o inimigo, mesmo sabendo que a derrota está próxima.


A ponte do rio Kwai
(The bridge on the river Kwai, 1957) 
Em um campo de concentração controlado por japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, os oficiais britânicos são obrigados pelo coronel Saito (Sessue Hayakawa) a construir uma ponte sobre o rio Kwai, exigência que comandante dos ingleses, coronel Nicholson (Alec Guinness), se nega a atender.  Como a localização da ponte é estratégica, os aliados enviam uma força tarefa para destruí-la. Dirigida por David Lean (Lawrence da Arábia), a produção conquistou sete Oscars nas categorias de melhor filme, melhor ator, melhor direção, melhor montagem, melhor fotografia e melhor trilha sonora.

2 comentários:

Hugo disse...

A guerra, porém são três grandes filmes bem diferentes entre si.

Três visões diferentes sobre a guerra.

Até mais

Fabiane Bastos disse...

Não quis dizer "A Queda"?

Pois é, a escolha é difícil por isso precisamos de ajuda, não deixe de registrar seu voto.

Valeu pela visita!!!