Home » , , » Recado importante!

Recado importante!

Depois de assistir à o Nascimento de Uma Nação, achei ser impossível achar outro retrato tão perfeito do lado feio da humanidade. É claro, que eu estava enganada novamente. Enquanto o longa de 1915 é desagradável por torcer descaradamente para o lado politicamente incorreto da batalha, Glória feita de sangue faz uma forte crítica ao lado errado, sem mascarar a desumanidade de uma guerra.

Quando soldados franceses da 1ªGuerra Mundial,recuam e se recusam a continuar a luta cuja morte é certa. Um general frustado pela derrota, resolve dar uma lição aos "desertores", mas como não pode matar todo o regimento, escolhe três homens para servir de exemplo. Os soldados são levados a um juri de fachada e condenados ao fuzilamento.

Como se a guerra por si só não fosse estúpida e insana o suficiente, os homens comuns condenados a lutar uma luta que não é sua, ainda precisam lidar com os egos inflados e as lógica destorcida pelas batalhas de seus superiores. Impossível não ficar com asco do general que ordena uma ataque contra as próprias tropas, para faze-las deixar a "segurança" das trincheiras.

A repulsa só aumenta quando nos damos conta que a vida de muitos homens é decidida à distancia, em salas suntuosas, com fartas refeições. Devia ser pré-requisito para tornar-se superior no exército: dar apenas ordens que você mesmo seja capaz de cumprir. Incapacidade que o diretor deixa claro logo nas primeiras cenas, quando um oficial é tomado pelo medo e toma decisões que tiram vidas.

Falando nas primeiras cenas, é nelas que reside o único ponto fraco do filme. A primeira metade é lenta e redundante, deixando pouco espaço para o real conflito do filme, a injusta execução.

Brilhante é a cena do julgamento. Com a decisão tomada antes mesmo de entrarem na sala, promotoria e juri, ignoram direitos, fatos e evidências. Além de exigir provas absurdas do único defensor dos condenados, Kirk Douglas, excepcional ao apresentar as nuances do personagem. Oficial honesto, desapontado com seus superiores, e angustiado por sua impotência.

Faltou apenas um pouco mais de tempo para observar a reação dos soldados escolhidos como exemplo. Mas não tem importância, o recado já estava muito bem dado!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates