Home » , , » Quando as estrelas trabalham para o filme

Quando as estrelas trabalham para o filme

Dietrich e Laughton: atuações memoráveis
O filme não seria a mesma coisa se não fosse a espetacular atuação de Charles Laughton no papel do carrancudo advogado Wilfrid Robarts. Entendam, o filme é ótimo, e levando em consideração minha falta de paciência para filmes de tribunal, esse prendeu minha atenção do início ao fim. Mas boa parte da minha atenção se deve à brilhante interpretação de Laughton, que fez um admirável trabalho de composição de personagem. Não posso fazer comparações com o personagem do livro porque não li, mas a caracterização dele foi cuidadosa e extremamente bem executada. Charles dá vida ao advogado rabugento e estressado Wilfrid, excelência em casos criminais. Ao retornar às atividades de seu escritório, estava proibido por seu médico de atender aos casos que mais gosta (assim como beber e fumar charutos). Mas seu parceiro aparece com um cliente e uma história estranha demais, um caso para especialistas: uma senhora muito rica foi encontrada morta por um homem, Leonard Vole (Tyrone Power), que havia pouco tempo se tornado seu amigo. Todas as evidências levavam à acusação dele, enquanto ele jurava inocência. Ele havia se tornado o único herdeiro de toda a fortuna dela, portanto era bastante óbvio que ele se tornasse o principal suspeito. A única testemunha que poderia salvá-lo da acusação era sua esposa Christine (Marlene Dietrich, soberba), uma mulher dura e que estava ciente da condição delicada do marido. Mas ela, ao que tudo indica, sentia ciúmes da relação do marido com a senhora, e parece muito disposta a defender o marido a qualquer custo - afinal, ele havia tirado da Alemanha e salvado sua vida.

Com medo de que eu testemunho pudesse ser de má influência aos jurados (uma mulher extremamente devotada ao marido faria e diria qualquer coisa para inocentá-lo, certo?), Wilfrid decide não chamá-la para o julgamento. No entanto, ela aparece e é sua principal testemunha... De acusação. Com sua mão sobre a bíblia, ela jura contar toda a verdade e relata o que de fato aconteceu: seu marido havia chegado mais tarde no dia do assassinato, com os punhos do casaco manchados de sangue e dizendo que havia conseguido, que tinha se livrado dela. Uma reviravolta e tanto no caso. A frágil saúde do sr. Robarts dá sinais de não aguentar muito mais novidades no caso, mas ele insiste em se manter à frente da defesa. Quando tudo parecia perdido, uma testemunha, de última hora, faz uma misteriosa ligação para o escritório e diz ter provas contra a esposa de Vole - ela teria um amante, e estaria armando para que o marido fosse preso para que ela fugisse com a fortuna dele. Mais uma reviravolta.

Srta. Plimsoll e o (nem tão) paciente sr. Robard: doses de humor em meio ao "climão"

Confrontando novamente acusado, a esposa e as novas evidencias, chegamos ao final surpreendente. Um roteiro intrincado, cheio de reviravoltas, de detalhes, como toda boa história policial. Uma boa dose de humor, principalmente na relação enfermeira-paciente de Robard e a srta. Plimsoll (Elsa Lanchester, ótima), interpretações grandiosas de Laughton e Dietrich, a direção segura de Wilder e o desfecho inesperado. Personagens cativantes, história envolvente. Deixou um gostinho de "quero mais".

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates