Home » , , » Revisitando a infância

Revisitando a infância

A princesa e o robô tem praticamente a minha idade, e eu nunca tinha ouvido falar desse filme. Ignorância minha, claro, mas também um pecado. Porque o longa de animação já tem quase trinta anos (ops, denunciei a balzaquice) e continua sendo entretenimento dos bons para os pequenos. Cresci lendo as historinhas da Turma da Mônica, e é uma pena que eu não tenha tido essa referência na minha infância. E é uma pena maior ainda saber que uma geração inteira não tem acesso à obra porque ela não foi lançada em DVD.

O roteiro é de uma simplicidade extrema, mas as referências é que tornam tudo mais divertido. Um robozinho apaixonado entra num torneio para disputar a mão da princesa Mimi, mas é vítima de um golpe do terrível Lorde Coelhão e acaba caindo na Terra. Para conseguir se casar com seu grande amor, precisa viajar até a estrela Pulsar para encontrar um coração. Um quê de O mágico de Oz? Um embrião de Wall-E? Um misto de ficção científica com filmes de cavaleiros medievais? Um pouco de tudo isso, devidamente pontuada pelo que mais amamos na Turma da Mônica: a eterna raiva da dentucinha, a gulodice da Magali, o medo do Cebolinha, as invencionices do Franjinha...

Talvez os truques do vilão ou as lições de moral já não encham os olhos dos grandinhos: o filme é feito assumidamente para as crianças. Mas não dá pra negar que uma animação brasileira tenha seu valor, especialmente na formação de futuros cinéfilos e também de profissionais do ramo. E também não dá pra negar que a história tem seu charme. Onde já se viu o Anjinho armando um golpe para convencer a turminha a ajudar o robozinho? E o nosso protagonista sacando uma arma (de brinquedo, claro!)? E o Lorde Coelhão "torturando" a princesa Mimi com intrigas, insinuando que seu amado tinha se apaixonado por uma outra? "Ela é dentucinha como eu!", soluçava a coelhinha. Aliás, eu já contei que todo esse imbróglio se passava num planeta chamado Cenourano, povoado exclusivamente por coelhos? Ah, é divertido, vai! E faz um bem danado revisitar sua infância de vez em quando.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates