Home » , , » Um filme para esquecer

Um filme para esquecer

Jill (Streep) e Isaac (Allen): tema subaproveitado
Que os fãs de Woody Allen, os intelectuais e quem gostou desse filme me perdoem, mas não consegui gostar de Manhattan (Manhattan, 1979). A história é um tanto simples, e gira em torno de Isaac Davis (Allen), um escritor recém divorciado que está paranóico com o que a ex-mulher Jill (Merryl Streep, deslumbrante) está para publicar: tudo sobre sua vida de casado. Tendo ela se descoberto homossexual, e tendo a guarda do filho do casal, a insegurança do escritor só aumenta. Aliás, esse seria um tema interessante de ser explorado no filme, mas foi completamente subaproveitado. O enfoque todo vai para o egocêntrico (e chato) personagem de Allen. O quanto ele é infeliz no trabalho, o quanto é infeliz por ter sua vida exposta num livro, o quanto é infeliz por isso, por aquilo... A única coisa que o faz se sentir melhor é ser o mundo para a jovem Tracy (Mariel Hemingway), sua namorada. Absolutamente apaixonada, ela não se importa de sair com os amigos do namorado e ficar completamente deslocada na conversa: enquanto eles discutem intelectualidades, a jovem está preocupada em chegar em casa e dormir, porque tem prova no dia seguinte. 

As coisas complicam mais ainda quando Isaac conhece a amante de seu melhor amigo Yale (Michael Murphy), Mary (Diane Keaton). No começo eles não se dão muito bem, mas alguns encontros depois, encorajado pelo próprio Yale, eles já estão se envolvendo. A situação fica complicada demais: apaixonada por Yale (que é casado, diga-se), Mary se apaixona por Isaac, que ainda está envolvido com Tracy. Mary termina com Yale e Isaac com Tracy, e quando tudo parece ir pelo caminho certo, eis que Mary tem uma recaída por Yale. Isaac perde o chão, e quando tenta voltar para Mary, ela já está de malas prontas para ir para Londres estudar. No fim das contas, a mais madura de todos é a jovem: na última conversa com Isaac, ela fala que não pode abandonar seus estudos por ele, que foi ele mesmo quem a aconselhou a ir para lá... E o filme termina com uma careta de Woody Allen, olhando direto para a câmera, como quem diz "é, fazer o quê?". Confesso que fiz a mesma cara que ele e me perguntei a mesma coisa...

Fiz essa mesma cara ao final do filme...

1 comentários:

Hugo disse...

A história é um ciranda de amores típica dos filmes de Allen, que nem todos os cinéfilos gostam.

Mesmo para quem não curte Allen, o filme tem pontos positivos como a bela fotografia em preto e branco e a homenagem a Manhattan, com seus pontos turísticos sendo utilizados como cenário.

Até mais

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates