Home » , , » Os historiadores que me perdoem...

Os historiadores que me perdoem...

Sim! Os supostos historiadores sérios que teriam encontrado a real origem do Rei Arthur que me perdoem, mas sua versão da história do mais famoso rei bretão é totalmente desprovido de carisma ou competência. Ah! E por falar nisso creio que não exista uma viva alma que "compre" esses fatos históricos.

- Chegamos em Nárnia? - Não é Winterfell!!
Garotos pagãos da grã bretanha são recrutados para lutar por Roma, e só serão livres após 15 anos de serviços prestados. O grupo de Arthur chegou ao seu último dia, mas recebe uma última missão, suicida é claro! Resgatar uma família romana instalada ao norte da muralha que delimita o fim do território de Roma na grã-bretanha, uma terra dominada por selvagens. Nessa jornada finalmente descobrem a verdadeira Roma, que os inimigos podem ser outros, e resolvem buscar a liberdade da terra que defenderam em nome de terceiros.

Norte, muralha, selvagens.... Depois que aceitei o fato de que John Snow não ia aparecer, deu para perceber: a grande defesa de roma contra o norte mais parece um gráfico de video-game de 16 bits, que uma construção sólida e indestrutível.

E nada explica o fato de uma família importante o suficiente para inspirar um resgate suicida (como o do Soldado Ryan), viver em terras tão perigosa e fora dos domínios de seu reino. Ou a relutância de seu dono de abandonar uma terra que é pura lama, neve e selvagens. Ok, eles são apenas um pretexto, vamos aos personagens principais da história.

Amigos, sim. Compreensivos, não!
Após 15 anos de luta os cavaleiros de Arthur (Clive Owen), são apenas sete: Lancelot (Ioan Gruffudd), Tristan (Mads Mikkelsen), Gawain (Joel Edgerton), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone) e Dagonet (Ray Stevenson). Deixando bastante vazia o belo cenário da mesa redonda criado apenas para uma cena. A sequencia serve apenas pontuar as diferença entre Roma e aquela parte de seu império, e para mostrar que Arthur vê seus companheiros como iguais, embora não escute ou aceite opiniões de ninguém. Nem mesmo de seu melhor amigo, Lancelot, com quem tem uma amizade expressada inteiramente por discussões. (?!) Afinal ambos, são bravos guerreiros, que carregam o pesar de várias batalhas. Dramático!!!

Se Artur e Lancelot não dividirem uma cena de camaradagem sequer é estranho, imagine uma Guinevere (Keira Knightley) guerreira. Não, ela não é uma donzela treinada nas artes da batalha para auto-defesa. Ela é uma selvagem, que após ser resgatada pelos cavaleiros se une a eles, e executa um papel crucial na batalha final. Triângulo amoroso? Não chega nem a flerte. (E olha que asssisti à versão do diretor sem cortes).
Quero de volta meu figurino de "Piratas do Caribe"!!!

Sou simplesmente mal (e barbudo).
Merlin? Um coadjuvante sem muita importância, da mesma "tribo" de Guinevere. Temos ainda o saxão incontestável e unilateralmente malvado, vivido por Stellan Skarsgård. E claro, os outros cavaleiros, o engraçado, o mudo, o cheio de filhos, e por aí vão os estereótipos.

Das várias diferentes lendas que conhecemos sobre Arthur, o roteiro faz uso apenas de uma subversão da história de Escalibur. Seguindo um roteiro raso e previsível que funcionaria do mesmo jeito se os personagens se chamassem, João, José e Maria e o impasse se passasse em uma terra medieval imaginária em uma das luas de Júpiter.

Restariam ainda as batalhas, afinal com a verba que o nome do produtor Bruckheimer atrai seria mais que suficiente para criar duelos épicos, certo? Errado! Muita fumaça (será para não mostrar o numero pequeno de figurantes?), difícil entender o que está acontecendo, ante que a batalha se acabe. Batalha essa iniciada com um discurso de encorajamento feito para apenas 5 pessoas, que conhecem o palestrante desde sempre.  Logo, não precisam de esclarecimento dos motivos da batalha.


Salva-se aí, a visualmente bela batalha sobre o lago congelado. E um ou outro momento de inspiração da direção de arte. A pouco exibida távola é bastante bonita. Apenas isso não faz jus ao mito de Arthur e seus cavaleiros. Nem mesmo descobrimos, se a criança (membro mais importante da família que deveriam resgatar), cresceu uma pessoa melhor para Roma. Caso contrário, toda busca e mortes será realmente em vão.

 Os historiadores que defendem essa versão (se é que existem), que me perdoem. Pois eu não perdoo quem cometeu esse filme.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates