3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Um pouco mais do grupo: Monty Python


Monty Python ou The Pythons foram os criadores e intérpretes da série cômica Monty Python's Flying Circus. O programa de televisão britânico foi ao ar pela primeira vez em outubro de 1969, e teve 45 episódios divididos em 45 temporadas. Mas o grupo também criou shows, filmes, programas de rádio e diversos jogos de computador e livros.

O grupo era originalmente composto por Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin e Terry Jones. Em participações menores, Terry Gilliam, Carol Cleveland, Neil Innes, além de celebridades como Steve Martin, Douglas Adams (autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias), Rowan Atkinson (o Mr. Bean) e os ex-beatles Ringo Starr e George Harrison.


Os jovens atores britânicos implementaram um novo estilo de texto e representação. Anárquicos e surreais apresentavam pequenas cenas de humor (sketchs) e rapidas animações. O termo "pythonesque", em tradução livre 'pythonesco', está em dicionários da língua inglesa para indiciar algo surreal ou absurdo.

Seu tipo de humor influenciou as gerações e programas seguintes, como South Park e Saturday Night Live. No Brasil humoristas e artistas como Regina Casé, Luís Fernando Guimarães e Evandro Mesquita,além de programas como Casseta e Planeta Urgente! e TV Pirata beberam na fonte nonsense de Python.

O nome Monty Python foi escolhido porque eles o consideraram engraçado.O grupo revelou que Monty veio em tributo a Lord Montgomery, um lendário general britânico da II Guerra Mundial. Python surgiu pois eles decidiram ter uma palavra que também soasse evasiva, e essa pareceu perfeita.

Na TV conduziram os programas, Monty Python's Flying Circus (1969–1974), Monty Python's Fliegender Zirkus (1972, para a TV alemã), Monty Python's Personal Best (2006).

No Cinema estrelaram vários filmes:
E Agora Para Algo Completamente Diferente (1971)
Monty Python Meets Beyond the Fringe (1976)
A Vida de Brian (1979)
Monty Python Ao Vivo no Hollywood Bowl (1982)
O Sentido da Vida (1983)

No teatro, além do musical Monty Python's Spamalot, Monty Python's Flying Circus - única versão autorizada do programa de TV está atualmente em turnê pela Grã Bretanha, apesar de ser apresentada em francês!?

Vários desses produtos também ganharam álbuns com a trilha sonora.

Para quem ainda acha pouco, há quem dia que foram eles os inventores do termo "span", para definir as mensagens de propaganda enviadas em massa.Uuma de seus quadros, trazia o grupo como vikings repetindo sucessivamente o nome de um enlatado chamado spam (Spiced Ham, ou presunto temperado), por analogia (com a repetição das mensagens) este nome foi então adotado para designar aquilo que hoje, em internet, chama-se spam. Vale lembrar que existem outras teorias para a invenção do termo.

Gostou? Pois além dos filme, você pode encontrar mais conteúdo do grupo em sua página oficial no YouTube.

0 comentários: