3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Curiosidades de Clube dos Cinco

O roteiro do filme foi escrito em apenas dois dias por John Hughes: 4 e 5 de julho de 1982. O filme foi filmado inteiramente na ordem.

O título do filme vem do apelido inventado por alunos e funcionários para a detenção em New Trier High School, a escola frequentada pelo filho de um dos amigos de John Hughes. Assim, aqueles que eram enviados para a detenção foram designados membros do "The Breakfast Club". "O Clube do café da manhã" de onde escola provavelmente teve o seu nome, é título do show americano de rádio de mais longa duração, transmitido em Chicago de 1933 a 1968.

Outros títulos considerados para o filme foram "The Lunch Bunch" e "Library Revolution".

Alison não fala até 33 minutos de filme.

A canção tema, "Don't You (Forget About Me)", foi escrita para o filme por Keith Forsey. Foi o hit número um de Simple Minds. Billy Idol e Bryan Ferry recusaram ofertas para gravar primeiro (embora em 2001, Billy Idol a gravou como faixa bônus de seu álbum Greatest Hits ). A canção também foi recusada por Chrissie Hynde do The Pretenders que então sugeriu eles oferecem para a banda liderada por seu marido na época, o Simple Minds.

Ally Sheedy sugeriu a citação de David Bowie no começo do filme à John Hughes. O verso é retirado de sua canção "Changes". Ela pode ser encontrada no álbum de 1971, "Hunky Dory".
E essas crianças nas quais você cospe
Enquanto tentam mudar seus mundos
São imunes às suas consultas
Elas estão bem cientes do que estão passando

A mãe e a irmã mais nova de Anthony Michael Hall na vida real fizeram os papéis de mãe e irmã do personagem do ator.

O que comeram no almoço: Andy (Andrew): um saco de batatas fritas, biscoitos de chocolate, três sanduíches, leite, uma banana e uma maçã. Claire: sushi (arroz, peixe cru e alga). Allison: um sanduíche com Pixie Stix e cereais Cap'n Crunch. John: nada. Brian: sopa, sanduíche com manteiga de amendoim e geléia e suco de maçã.


A seguir estão as razões de cada personagem estar em detenção no sábado:

  • Bender: aciona um falso alarme de incêndio
  • Brian: guarda um lança chamas em seu armário
  • Andy (Andrew): cola com fita adesiva as metades da bunda de um cara no vestiário
  • Claire: mata  aula para ir às compras
  • Allison: não fez nada, ela não tinha nada melhor para fazer em um sábado
Conjunto inteiro de Claire foi comprado especialmente para a personagem de uma loja Ralph Lauren, a única em Chicago na época. John Hughes havia rejeitado o traje original, alegando que ele não era suficientemente sofisticado.

Na época das gravações, Molly Ringwald e Anthony Michael Hall eram os únicos membros do Clube dos Cinco em idade colegial, ambos tinham 16. Emilio Estevez e Ally Sheedy tinham 22, e Judd Nelson tinha 25 anos.

A cena em que os personagens sentam em círculo no chão da biblioteca e contam as razões de seu castigo, não tinha falas no roteiro e o diretor autorizou os atores que falasse o que quisessem.

A biblioteca em que acontece o filme foi realmente construído no ginásio da Escola Secundária do Norte Maine especificamente para o filme. A escola fechou em 1982, dois anos antes do início das filmagens. O prédio foi utilizado para fins do distrito e da Blitz Chicago antes da polícia do estado de Illinois comprar, transformando-a em uma delegacia de polícia, que que ainda é até hoje.

O canivete usado no filme realmente pertencia a Judd Nelson. Ele explicou que o tinha para fins de proteção.

Judd Nelson quase foi mandado embora das filmagens pelo diretor John Hughes por causa de suas atitudes negativas em relação à Molly Ringwald fora das filmagens. O diretor mas foi convencido por Paul Gleason a mantê-lo no filme.

Foi pensada a possibilidade de realizar sequências do filme a cada dez anos, onde os personagens se reencontrariam, mas nunca aconteceu.Isso não aconteceu devido à relação volátil entre John Hughes e Nelson Judd. John Hughes afirmou que ele nunca iria trabalhar com Nelson novamente. Além disso, não está claro se ou não Hughes ainda tinha má vontade contra a sua estrela freqüente , Molly Ringwald. Eles tinham uma briga no final dos anos oitenta após Ringwald decidir seguir em frente gênero de filme adolescente para buscar papéis mais adultos

O filme "Secrets" (1992) dirigido por Michael Pattinson, ganhou o título no Brasil de "Clube dos Cinco 2", mas não tem nenhuma relação com "The Breakfast Club".

O diretor John Hughes disse que o elenco ensaiou todo o filme como se fosse uma peça algumas vezes antes de começar as filmagens. Depois que o filme foi um sucesso, Hughes foi convidado a escrever o script como uma peça, para estudantes do ensino médio representarem. Não se sabe se ele aceitou, mas o filme ganhou sum versões para os palcos. Incluindo uma brasileira. Confira abaixo o cartaz da peça Clube dos Cinco, encenada em Porto Alegre em 2011.


0 comentários: