Home » , , » É preciso tempo para entender!

É preciso tempo para entender!

O seguinte aviso deveria acompanhar as caixas de DVD de Laranja Mecânica: caso for escrever uma resenha, critica ou trabalho acadêmico sobre esta obra, assista com bastante antecedência pois você precisará dispor de algum tempo para tentar entender o que viu. Aliás, provavelmente, todos os filmes de Kubrick deveriam trazer o texto acima em letras garrafais na capa. Mas, não há!
Got milk?
Logo, aqui estou eu, tentando exprimir o que absorvi do filme em pouquíssimo tempo. O adolescente Alex (Malcolm McDowell) é o líder de uma gangue. Por diversão, ele e seus "druguis", espancam, saqueiam e estupram. Adeptos da "ultraviolência", como o próprio protagonista nos conta. Mas tudo que é bom dura pouco e logo Alex é traído por seus companheiros. Na prisão aceita participar de um "programa de reabilitação" em troca da redução de sua pena.

Primeiro, temos asco por Alex e sua violência, mas quando a "reabilitação" inicia fica difícil não sentir pena do complexo protagonista. O método, que promete eliminar os instintos violentos, na verdade priva suas cobaias do livre arbítrio, causando mal estar físico intenso ao presenciar violência. Eis aí o maior dos questionamentos do longa: ter como objetivo um "bem maior" (diminuir a criminalidade, e esvaziar as super-lotadas cadeias), a lavagem cerebral/tortura cometida pelo governo em seu novo programa deixa de ser violência?

É claro que Kubrick entrega este e outros questionamentos, em um roteiro bem elaborado, inteligente, sem pontas soltas e sem defender ou endossar a violência. É tarefa do expectador decidir o que é aceitavel, o que deve ser punido, quem merece uma segunda chance. E finalmente, se é possível mudar a natureza de um indivíduo, ou mesmo de uma sociedade. 

Toda a técnica cinematográfica e o bom roteiro de Kubrick, no entanto, talvez não surtissem tanto efeito sem o elenco correto. E quando digo elenco, me refiro a Malcolm McDowell, único com tempo de tela suficiente para se destacar, uma vez que não um filme sobre personagens, mas sobre uma sociedade, tendo Alex como exemplo. O protagonista é gerador e vítima da violência e suas consequências. McDowell, se dedica às diversas fases do personagem com talento. Entregando o Alex predador, com mesma veracidade que energia que o Alex indefeso. 

Isso tudo em um futuro fictício indeterminado, bastante parecido com o nosso presente. Ignorando o fato de ter sido lançado a mais de 4 décadas, o longa continua atual. E provavelmente, ainda não teve todas as suas possíveis interpretações desenvolvidas. Afinal, novas surgem a cada reprise. Eis aí mais um aviso que deveria vir na capa: é provável a necessidade de assistir diversas vezes, embora não isso não seja certeza de compreensão total.

Logo paro por aqui, mas não descarto a hipótese de uma futura atualização desta interpretação.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates