3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Curiosidades de Taxi Driver

Este foi o ultimo filme da Columbia a usar o logotipo clássico Senhora da Tocha em sua aparência tradicional.

Jodie Foster tinha apenas 12 anos de idade quando o filme foi rodado, por isso ela não podia participar de cenas muito fortes. Sua irmã, Connie Foster, na época com 19 anos de idade, foi contratada para trabalhar como dublê de corpo.

Filme de estréia do ator Albert Brooks.

Bernard Herrmann, conhecido por seu trabalho com Alfred Hitchcock, foi o responsável pela trilha sonora, que acabou sendo a última antes de sua morte. Ele morreu na véspera do Natal de 1975, poucas horas após concluir a trilha sonora de Taxi Driver.
Robert De Niro trabalhou durante 12 horas por dia como motorista de táxi ao longo de um mês, como preparação para seu personagem em Taxi Driver, além de ter estudado sobre doenças mentais.


A cena em que Travis Bickle está falando com o espelho foi completamente improvisada por Robert De Niro. Para aquela tomada o roteiro apenas descrevia: "Travis se olha no espelho". Entretanto a cena ficou marcada pela conversa que Travis teve consigo mesmo e disse a célebre frase "You talkin' to me?" ("Você está falando comigo?").


Harvey Keitel ensaiou com cafetões reais para se preparar para seu papel. A cena em que seu personagem e Iris dançam é improvisado, e é uma das duas únicas cenas do filme que não se concentram em Bickle.

Quando Travis chama Betsy de um telefone público para pedir desculpas por ter levado a um filme pornô (Ur kärlekens språk), ele faz a chamada do lobby do The Ed Sullivan Theater (1697 Broadway).

O restaurante onde os taxistas se reúnem para comer era um ponto de encontro da vida real para os motoristas de táxi chamado a Cafeteria Belmore a 28th St. ea Park Avenue South. Desde então, foi demolida, mas o prédio que o substituiu é chamado de Belmore.

No roteiro original de Paul Schrader, os personagens do Sport, o Mafioso eo funcionário do hotel foram todos negros. Martin Scorsese sentia que, combinado com outros eventos no filme, isso teria levado o tom em demasiado para racismo, e sugeriu que os personagens fossem alterados para os homens brancos. Schrader cedeu.


Paul Schrader foi inspirado a escrever o roteiro depois de ler o diário publicado de Arthur Bremer, o homem que foi condenado por atirar candidato a presidência George Wallace. Misteriosamente, Bremer tinha 26 anos em 1976 (o ano do lançamento do filme), a mesma idade de Travis Bickle no filme. E se Schrader tinha 26 quando ele escreveu o roteiro, em 1972.


O personagem de Tom originalmente tinha poucas linhas no script, mas Albert Brooks trabalhou com Martin Scorsese e Schrader Paulo em dar conteúdo a o papel. Brooks também foi autorizado a improvisar durante as filmagens.

0 comentários: