Home » , , » Não é fácil, é rico!

Não é fácil, é rico!

Inicialmente Persepolis não é um filme fácil. Especialmente se você cochilou um pouco nas aulas de história. Mas não se deixe assustar pelo conturbado cenário politico do Irã, o bom texto se encarrega de te lembrar (ou explicar pela primeira vez) o que se passa, e tudo isso através dos olhos de uma criança.

Aos 9 anos Marjane presenciou o golpe de estado de 1979 que declarou a República Islâmica. Mas a revolução que levou Aiatolá Khomeini ao poder, apoiada pela população esperançosa na verdade se revelou um estado de repressão e medo ainda maior. Culminando com a guerra contra o Iraque. A menina testemunhou parte desta história em loco, outra exilada pelos próprios pais, para sua segurança. Trocando o perigo iminente pela angústia de estar segura enquanto todos que amam continuam em perigo.

O filme é baseado na grafic novel auto-biográfica de Marjane, o desenho segue os traços da publicação e é majoritariamente em preto e branco. Não. Aparentemente não é o filme mais atraente para as massas. Uma pena!

Contado pelo ponto de vista de Marjane desde a infância a situação ganha tons diferentes, dependendo da capacidade da menina de entender o que se passa. Mudando constantemente, acompanhando o amadurecimento da protagonista, compreendemos não apenas o cenário politico em que ela vive, mas os dilemas e angústias que talvez a própria Marjane não entendia.

A situação é tensa, perigosa mas o roteiro se permite apresentar várias das situações de forma bem humorada, e algumas vezes até lúdica. O que, somado ao visual estilizado (e lindo), e ao carisma da protagonista torna o filme um produto único.

O universo é estranho ao nosso cotidiano, a cultura é outra, o idioma é diferente, o periodos histórico não é o nosso, ainda assim é impossível não se importar com Marjara. Não sentir nostalgia dos nossos 8 anos, quando situações politicas pareciam misteriosas aventuras. Ou mesmo relacionar suas loucuras da adolescência, com as nossas loucuras da adolescência. Dispensável dizer que torcemos até o fim.

Verdade. Persepolis, não é um filme fácil, muito menos para crianças. Mas é rico, em conteúdo, estilo e mensagens. Um produto maduro criado em uma mídia majoritariamente infantil. Imperdível!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates