Home » , , » Curiosidades de O Exorcista

Curiosidades de O Exorcista

O Exorcista foi o primeiro de uma série de quatro filmes baseados nos personagens. Os demais foram O Exorcista II - O Herege (1977), O Exorcista III (1990) e O Exorcista - O Início (2004).

Inspirado no livro homônimo de William Peter Blatty. Blatty se inspirou notícias de jornal publicadas em 1949. Os jornais de Georgetown contaram a história do exorcismo de Robbie Manheim. O garoto de 14 anos teria sido possuído depois de brincar com uma tábua de Ouija para tentar se comunicar com seu tio morto.

O cronograma de filmagem original era de 85 dias, mas as filmagens nos Estados Unidos duraram 224 dias.

Foi relançado nos cinemas americanos em 2000, com uma nova cópia, som digital e 11 minutos de cenas extras inseridas ao longo do filme.

O sítio arqueológico visto no início do filme é um local real da antiga Nínive, em Hatra, Iraque. A estátua de "Pazuzu" foi acidentalmente enviada para Hong Kong, antes de echegar no set, no Iraque.

O quarto onde grande parte do filme foi rodada teve que ser constantemente refrigerado, para que se pudesse capturar com exatidão a respiração gélida dos atores. Para tanto, foram usados quatro aparelhos de ar condicionado, todos ligados simultanemente.Não é à toa que quase todos os atores ficaram com pneumonia.

O endereço do apartamento mostrado no filme foi habitado por William Peter Blatty, autor do livro em que se baseia a história, quando ainda era um estudade da Georgetown University.

A atriz Ellen Burstyn aceitou atuar em O Exorcista estabelecendo uma única condição: que sua personagem não dissesse a frase "I believe in the devil!" ("Eu acredito no demônio!"), contida no roteiro original. Os produtores atenderam o pedido e esta frase foi retirada da história.

Na sequência em que a personagem de Ellen Burstyn é arremessada para longe por sua filha possuída, a atriz bateu violentamente com o coccix contra a cama e gritou de dor no mesmo instante. Esta cena foi filmada e mantida no filme.

Mercedes McCambridge
Inicialmente, a voz do demônio seria da própria Linda Blair. Entretanto, após 150 horas de trabalho em cima do som do filme, o diretor resolveu substituí-la pela voz de Mercedes McCambridge que, para fazer a voz do demônio, comeu ovos crus, tomou muito álcool e fumou diversos cigarros. A atriz McCambridge chegou a processar a Warner Bros., para que seu nome como a dona da voz do demônio entrasse nos créditos do filme.

Os gemidos aterrorizantes da garotinha possuída foram captados em uma fazenda. Eram porcos e vacas sendo levados para o abate.

Linda Blair nunca falou sequer um palavrão durante as filmagens de 'O Exorcista'. Ela dizia outros textos bobinhos enquanto a dubladora Mercedes McCambridge era responsável pelos textos pesados.

Friedkin vivia assustando o elenco fazendo barulhos aterrorizantes no set, além de dar tiros para o ar, só para ouvir gritos "mais realistas".

Linda Blair passou por mais de 80 testes de maquiagem diferentes, antes de chegar ao resultado final, que levava oito horas para ter seu rostinho bonito transformado no de um verdadeiro filhote do Belzebu. A maquiagem assustadora tinha até massa de pizza em sua composição.

A agência que representava Linda Blair havia esquecido dela, recomendando pelo menos 30 outras clientes para o papel de Regan. A mãe de Blair a levou pessoalmente para fazer os testes.

O filme foi editado na Quinta Avenida, em Nova York, num estúdio de número 666.

Max Von Sydow, ator que interpretou o padre Merrin no filme, ficou tão impressionado com as "obscenidades" da menina possuída no set que esquecia constantemente suas falas.

Desde março de 1973 (o filme só viria a estrear oficialmente em dezembro), a Warner fazia sessões teste em festivais locais e também com o público da cidade de Nova York para ver as reações. Não dava outra: o povo ou saia correndo ou chorava.

Por conta da repercussão do longa, vários espectadores nos Estados Unidos recebiam sacos de vômito antes de entrar nos cinemas.

No Brasil, o filme fez tanto sucesso que, no interior de São Paulo, cidades como Ribeirão Preto, Sorocaba e Franca, que ainda não tinham cinemas ou cópias do longa, disponibilizavam ônibus de turismo para que as pessoas pudessem assistir ao filme na capital na sessão da meia-noite. Isso também aconteceu no Reino Unido, que ganhou o "The Exorcist Bus", que levava os britânicos para ver o longa em outros países da Europa, já que ele havia sido proibido em Londres e nas cidades vizinhas.

A casa onde filmavam as externas do longa, bem próxima às famosas escadas de Georgetown, demorou mais de 30 anos para ser alugada, dado ao medo dos inquilinos. Hoje, pertence à Warner e é ponto turístico.

Até o lançamento de Tubarão, dois anos depois, O Exorcista foi o filme mais lucrativo da história. Se não considerada a inflação, o longa aparece até hoje entre os dez mais vistos de todos os tempos

Fontes: Quem, Adoro Cinema, IMDB

2 comentários:

Anônimo disse...

A good Insurance Associate provides paperwork and technical assistance to the customer assistance group. Also, they are responsible for managing questions plus requirements through present plus potential clients. chwilowka Harm Caused by a Power Rise

Anônimo disse...

When browsing about for a few sort of insurance policy offer it is easy to end up being attracted in to selecting the best priced alternate available. With the amount of options through such a great deal of different vendors you are able to wind up yourself researching the cheapest insurance estimate and not necessarily the very best one. The best way to go shopping for coverage would be to get full protect from a trustworthy provider at the most desired price for your distinctive requirements. In this post we'll be checking out the reality lurking at the rear of cheap insurance policy quotes. chwilówki najlepsze The age of the driving force affects the high quality prices. This is because statistics are actually put together indicating that motorists who are very younger or earliest pens tend to be more susceptible to incidents while generating. Regarding commercial driving, the ages of 30 to sixty-five would be the ideal variety for the majority of price saving premiums.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates