3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Adaptações cinematográficas de Hamlet

Sarah Bernhardt como Hamlet
Um príncipe que tenta desmascarar o tio, que assassinara o próprio irmão para assumir o trono em seu ligar. Ao longo de toda a história do cinema, já foram realizadas mais de 70 adaptações de Hamlet. Confira algumas delas.

A primeira data de 1900, tem cinco minutos onde Sarah Bernhardt,apresentava a cena da competição. Depois disso fora realizadas versões mudas em 1907, 1908, 1910, 1913 e em 1917.

Asta Nielsen encenou Hamlet como uma mulher que gasta sua vida disfarçada de homem, em 1920. Uma das primeiras versões sonoras foi produzida em 935, Khoon Ka Khoon, foi realizada na Índia em urdu.

Hamlet de Laurence Olivier foi a primeira versão com som produzida na Inglaterra. A versão russa Gamlet chegou às telas em  1964, baseado na tradução de Boris Pasternak e estrelando Innokenty Smoktunovsky no papel do príncipe. A performance arrancou elogios de Laurence Olivier. Enquanto John Gielgud e Kenneth Branagh, dois experts de Shakespeare, os consideram a versão definitiva do conto trágico de Shakespeare.

A versão mais curiosa que quase todos já assistiram, mas muita gente não faz ideia de se tratar de uma adaptação de Shakespeare é O Rei Leão da Disney. Lançado em 1994 a animação musical é inspirada principalmente na peça e na história bíblica de Moisés.

 Kenneth Branagh adaptou, dirigiu e estrelou uma extensa versão de 1996, que continha todas as palavras da peça shakespeariana, combinando o material das diferentes versões conhecidas da peça. O filme tem 4 horas de duração.

Em 2000, Michael Almereyda adaptou a história para os tempos contemporâneos, onde ela se passa em Manhattan, e Ethan Hawke encena um Hamlet que estuda cinema.

0 comentários: