3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Curiosidades de 10 Coisas que Eu Odeio em Você

Baseado em "A Megera Domada" de William Shakespeare, manteve vários dos nomes dos personagens e faz curiosas referências em outros.
  • O sobrenome de Bianca e Kat é "Stratford" (Shakespere nasceu em Stratford-upon-Avon).
  • O sobrenome de Patric é Verona (cidade onde nasceu Petruchio, personagem correspondente da peça).
  • A escola onde estudam os personagens do filme chama-se Padua, que é o mesmo nome da cidade onde se passa a "A Megera Domada" original.
  • O nome do personagem Cameron James é uma brincadeira com o diretor James Cameron.

Apesar de representar a irmã mais velha, Julia Stiles tem apenas 3 meses a mais do que a atriz Larisa Oleynik. Julia Stiles originalmente fez teste para o papel de Bianca Stratford.

Larisa Oleynik e Joseph Gordon-Levitt, que em 10 Coisas Que Eu Odeio em Você fazem o casal Bianca e Cameron, também faziam um casal de namorados na série da TV americana "Third Rock From the Sun", quando o filme foi rodado.

Julia Stiles e Joseph Gordon-Levitt namoraram na vida real.

Kat Stratford está animada por entrar na universidade Sarah Lawrence. Na vida real, Larisa Oleynik que interpreta Bianca Stratford foi para Sarah Lawrence.

A música original que Patrick cantaria para Kat para ganhar seu perdão era "I Think I Love You" de "The Partridge Family".

Heath Ledger improvisou o momento em que Patrick começa a brincar com o fogo.

Há um cartaz na parede do quarto de Kat da banda The Gits cujo vocalista Mia Zapata foi morto em Seattle em 1993. Combina com gosto dela por bandas como Bikini Kill e as gabardinas para Kat.

Depois dos créditos são exibidos os erros de gravação.

Declamando em cena
Em uma cena Michael diz: "Doce amor, renovai a tua força", que é uma linha de soneto de Shakespeare 56.

Cameron diz: "Eu queimo, eu definho, eu pereço", uma citação direta de A Megera Domada.

A letra música "Cruel to be kind" é uma referência a uma linha de Hamlet, outra das obras de William Shakespeare.

Um dos slogans para este filme é: "Como te odeio? Deixe-me contar as maneiras", uma brincadeira com os versos "Como eu te amo? Deixe-me contar as maneiras." Embora o longa traga várias referências as obras de Shakespeare, estas linhas não são do autor, mas de Elizabeth Barrett Browning. É a primeira linha do soneto 43 de "Sonetos do Português".

Logo no início do filme, a personagem de Julia Stiles é vista lendo um romance de Sylvia Plath, "A Redoma" (The Bell Jar). Stiles foi escalado para interpretar Esther Greenwood em "A Redoma".

A cena em que Kat lê o poema "10 Coisas" foi feita no primeiro e único take, de acordo com os extras do DVD. As lágrimas de Kat no final do poema não foram planejadas.

0 comentários: