3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Curiosidades de Hamlet


Foi o primeiro filme não-americano a ganhar o Oscar de Melhor Filme.O primeiro filme a ganhar tanto o Prêmio da Academia para melhor filme e o Leão Ouro do Festival de Veneza de  de melhor filme.


Com este filme, Laurence Olivier se tornou a primeira pessoa a dirigir-se e ser indicado a um Oscar de melhor ator ou atriz. Roberto Benigni em A Vida é Bela é o único outro ator a conseguir esta façanha.

Sir Laurence Olivier não compareceu à cerimônia do Oscar em que ele ganhou dois Oscars como ele estava se apresentando em uma peça de teatro em Londres na época com sua esposa, Vivien Leigh.

É o segundo filme dirigido por Olivier e também o segundo dos três filmes baseados em Shakespeare que ele foi o diretor.

Grandemente influenciado pelos efeitos de câmera inventivos que Orson Welles e Gregg Toland pioneiros em Cidadão Kane, e pelas releituras psicológicos da peça que estavam surgindo na época.


Olivier quis que Hamlet fosse feito em preto e branco, oficialmente por razões artísticas. O verdadeiro motivo, como ele admitiu mais tarde, foi a de que ele estava na época insatisfeito com o tecnicollor.

É também o primeiro filme sonoro sobre a peça, realizado na Inglaterra. A versão sonora de 1935, Khoon Ka Khoon, foi realizada na Índia em urdu.

Laurence Olivier tinha 41 quando Hamlet foi lançado. Eileen Herlie, que interpretou a mãe de Hamlet Gertrude, tinha 28 anos.

O longa é objeto de controvérsia, com os "puristas" da obra de Shakespeare criticando as alterações de Olivier para condensar a peça de quatro horas em duas horas de filme. Na narração de abertura do filme, Olivier inclui uma frase com sua interpretação pessoal da peça, objeto de críticas: "This is the tragedy of a man who could not make up his mind". Olivier também retirou os elementos políticos do texto (cortou os personagens Fortinbras, Rosencrantz e Guildenstern) e deu ênfase à psicologia dos personagens. Olivier também ressalta o Complexo de Édipo com Hamlet beijando sua mãe nos lábios muitas vezes durante o filme.

Este é o primeiro filme de Peter Cushing e Christopher Lee. Cushing interpreta o engraçado Osric, e Lee interpreta um soldado.

0 comentários: