Home » , , » Criança sim, inocente nunca

Criança sim, inocente nunca


Rhoda Pennmark (McCormack): 
quem diria que essa doce garotinha poderia ser tão má?


A tara maldita (The bad seed, 1956) é o típico caso de ótimo filme com o título pessimamente traduzido. Literalmente, the bad seed pode ser traduzido como 'semente ruim', ou 'semente do mal'. Faria muito mais sentido. Tudo bem que a visão de psicopatia infantil ser gerada por um componente genético e/ou do ambiente em que ela cresce é bem deturpada, mas temos que ser compreensivos: eram plenos anos 1950, nos EUA mais conservadores do mundo, em que Hollywood fazia filmes glamourosos e alegres musicais, então tratar de uma criança que não sente remorsos pelos crimes que comete, bem, era um grande passo - e precisava de uma 'boa' explicação.

Rhoda Pennmark (Patty McCormac, assustadora) é apresentada como a filha que toda mãe queria ter: obediente, inteligente, nunca dava trabalho. Até que a simpática senhora Mônica Breedlove (Evelyn Varden) a lembra de um concurso de caligrafia que a pequena havia perdido. Imediatamente Rhoda se transfigura, mal contendo toda a raiva que sente da criança que lhe 'roubara' a medalha. Para que ela esqueça desse pequeno dissabor, a senhora lhe oferece um colar de muita estima, e Rhoda mostra-se interesseira - o que deixa sua mãe Cristine (Nancy Kelly) perplexa e envergonhada. Ali ela já começava a desconfiar de que havia algo errado com seu anjinho. A quem a pequena nunca enganou foi ao faz-tudo LeRoy (Henry Jones, excelente). Ele se descrevia como um homem mau, e que reconhecia na garota todas as características dos maus.

Rhoda (McCormack) e LeRoy (Jones): os maus, assim como os loucos, se reconhecem
Quando o coleguinha de Rhoda aparece morto na escola onde ambos estudavam, o mundo cor-de-rosa de Cristine começa a desmoronar. Rhoda se comporta como se nada tivesse acontecido - não está em choque, nem melancólica, nem absorta... Apenas parece não ligar para uma tragédia tão próxima à ela. Cismada com o comportamento da filha, Cristine procura saber com os amigos e com o próprio pai sobre o comportamento estranho dela. O marido de Cristine, Kenneth (William Hopper), estava ausente por conta de seu trabalho no Exército, mas ligava para saber notícias da sua adorada filha - e Cristine, como toda boa esposa dos anos 1950, dizia que estava tudo perfeitamente bem.

Mas Cristine descobriu a medalha do menino morto entre os tesouros de Rhoda e desconfiou que ela tivesse algo a ver com o acidente fatal no píer. Depois de muita enrolação por parte da menina, que tentava de toda forma agradar à mãe e fazê-la mudar de assunto, ela consegue a verdade quando Rhoda já não tem mais como fugir. Após uma emocionante visita da mãe do garoto, aquela mulher bêbada e arrasada que entrou por sua porta querendo expiar um pouco da dor pela perda do único filho e da vida dura que teve somente por saber o que realmente aconteceu, mexeu com Cristine. Hortense Daigle (Eileen Heckart, excelente) era uma mulher miseravelmente destruída, e Cristine sabia que sua filha, seu anjinho, tinha sido responsável por isso. Foi quando a viu se esgueirando do quarto pra jogar algo no incinerador que ela teve certeza de que a filha tinha matado o coleguinha: os sapatos de salto especiais para sapateado que ela mesma fizera pra filha podiam produzir as marcas estranhas encontradas no garoto. Então Rhoda já não tem mais como fugir, e só lhe resta esperar que a mãe seja sua cúmplice.

Bêbada, a sra. Daigle (Heckart) vai atrás da última pessoa que viu seu filho vivo
Atormentada pelos sentimentos tão adversos de justiça, pena pela desgraça da família Daigle, o horror de descobrir que sua filha já tinha cometido outros crimes antes e seu imenso amor pela única filha, a fazem cair num poço de desespero sem fim. Decidida a proteger a filha, após a confissão de Rhoda, ela espera que ao incinerar o par de sapatos usados no crime elas possam dar um fim ao caso, esquecer que tudo aquilo aconteceu e voltar a ser felizes. Mas LeRoy, atentando o juízo da menina, consegue descobrir a verdade e fica aterrorizado por descobrir que ela realmente matou o garoto. LeRoy, na verdade, é meio doente e instigava a menina dizendo que ela era tão malvada quanto ele, mas o que parecia era que ele falava isso mais para intimidá-la do que se ele realmente fosse mau. Após seu crime descoberto pelo pobre trabalhador, Rhoda decide eliminar também aquela ameaça. Sentindo que a tragédia não terá fim, Cristine decide que ela então teria que dar um fim a isso...

Opa, quase me esqueci. No fim do filme, após o desfecho da história, há um interessante aviso aos espectadores para que não divulguem o final do filme, para que a surpresa não seja perdida. Ok, o filme tem pra lá de 50 anos, mas aposto que muita gente deixou de ver porque não levou a sério o equivocado título traduzido. Mas vou evitar falar de como se deu o final, apesar de eu já ter falado bastante do enredo. Confesso que podia ser melhor, se não existissem os 5 minutos finais, mas fez sentido - levando em conta, sempre, que o mote do filme era de difícil digestão (ainda é, não é verdade?) e que a sociedade era muito mais conservadora que a de hoje em dia. As atuações brilhantes de Heckart e Jones, como a pobre mãe do menino morto e do meio abobado faz-tudo que só queria meter medo nos outros. Patty McCormack também impressiona, sua transformação súbita de anjinho-doce-de-menina para a careta enfurecida e ameaçadora de seu lado mais obscuro é de espantar. Manipuladora, interesseira, ambiciosa, sem remorso; a primeira psicopata infantil do cinema. Apesar do final, um bom filme.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates