Home » , , » Ih! O Bruce Willis...

Ih! O Bruce Willis...


Não. Eu não vivenciei aquela incrível surpresa ao final de O Sexto Sentido na primeira vez que assisti ao longa. Lá, nos tempos do VHS, cometi o erro de assistir ao longa com a minha mãe, e pelo meio da sessão ela percebeu (inconvenientemente em voz alta): ih! O Bruce Willis...

O final da frase acima você já deve imaginar. Se não, admito, tenho inveja de você, que ainda pode se surpreender com este filme que colocou o, agora malfadado, nome de M. Night Shyamalan no mapa. E me questiono, como ainda você não sabe?

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis), ganhou um prêmio por seu trabalho e viu um de seus pacientes cometer suicídio na mesma noite. Após viver céu e inferno com a distância de segundos, não é de se admirar que ele precise recuperar a auto-confiança. É nesse momento que ele decide tratar de Cole (Haley Joel Osment), que aos 8 anos apresenta problemas semelhantes ao de seu paciente suicida.

Simples assim. O roteiro acompanha a relação entre médico e paciente, assim como a relação de Cole com sua mãe, e de Malcolm com sua esposa, enquanto tenta desvendar o que realmente acontece com o menino. Apesar do contexto de mistério, são as relações que dão o tom de suspense.

Intimista e sem exageros Shyamalan leva o espectador a vivenciar o dia-a-dia destas "pessoas comuns". Como não se importar com quem você toma café da manhã ou faz compras no mercado? As informações incomuns que ajudam a desvendar o mistério, são apresentadas de forma orgânica, a maioria passa despercebida, sendo notada apenas quando desvendada a importância de seu conhecimento, ou nem isso.

Cena estrategicamente pensada para te enganar!

Claro! Para basear o filme apenas em seus personagens e relações, estes tem de ser bem construídos, o que inclui o trabalho do elenco. Sim, a maioria de nós vai tratar Malcolm pelo nome de seu intérprete e não pelo nome de seu personagem. O que não significa que Bruce Willis não entrega um ótimo trabalho ao mostrar a dedicação, fragilidade e ansiedade de seu psicólogo, que tenta compreender e solucionar dois grandes problemas: o quadro de Cole, e o distanciamento de sua esposa. Não aprendemos a chamá-lo de Malcolm, mas acreditamos e nos preocupamos com ele da mesma forma.


Haley Joel Osment já tinha 11 anos (e não 8 como seu personagem) quando deu vida a Cole. Ainda assim idade pouca para um personagem tão complexo. Mesmo assim, o menino entrega um personagem incrivelmente verossímil, apesar das coisas impossíveis que o cercam. Construindo um menino atormentado com trejeitos e expressões sutis.

Menos alardeada, mas tão eficiente quanto, Toni Collette apresenta uma mãe dos nossos tempos. Abandonada pelo marido, trabalha demais para conseguir criar o filho sozinha. Não consegue compreender o que se passa com Cole, sabe que o filho está sofrendo e sente que não tem as ferramentas para ajuda-lo. É muito peso para uma pessoa carregar, e Collette deixa isso evidente. Mesmo assim é uma personagem forte, que não desiste e com doçura faz o melhor que pode pela felicidade do filho. Seja empenhando uma corrida em um carrinho de supermercado, ou inventando um dia melhor do que tiveram.

É fato, 99% das pessoas, quando questionadas, vai lembrar de O Sexto Sentido como o filme com uma das melhores reviravoltas do cinema. Mas a grande revelação não seria nada se roteiro e personagens bem construídos e desenvolvidos não nos fizessem importar tanto com eles. E nem mencionei a direção de arte e fotografia melancólicas que ajudam a dar o tom daquele triste universo. Duvida? Faça o teste, remova tudo da equação e o surpreendente "ih! O Bruce Willis..." não terá efeito nenhum.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates