Home » , , » Psicopatia infantil

Psicopatia infantil

Na década de 1950, pouco se sabia sobre o Transtorno de Personalidade Dissocial. Acreditava-se que psicopatas e sociopatas era em grande maioria resultado do meio em que vivem. Pessoas de classe média, de boa família não teriam esse tipo de personalidade. Pensamento preconceituoso? Muito. Mas nem de longe este é o ponto mais alarmante do universo de Tara Maldita.

Se é difícil imaginar que um adulto "bem nascido" possa ter uma psicopatia, imagina desconfiar da pequena Rhoda (Patty McCormack). Uma garotinha de 8 anos, com gosto para vestidos fofos, educação de princesa e angelicais trancinhas loiras. É preciso muito tempo e vários incidentes estranhos para que a mãe Christine (Nancy Kelly) perceba que há algo de errado com sua amada filha.

A partir daqui, acompanhamos o dilema de uma mãe que sozinha tenta descobrir se está exagerando ou se sua filha realmente não é o anjinho que aparenta. E se sim, o que fazer com a pestinha?

É claro, era 1956, e crianças malvadas eram literalmente uma novidade. Logo, não vemos realmente Rhoda praticando as maldades. Mas insinuações são claras, e a habilidade de dissimular de McComarck é suficiente para desconfiarmos da perfeição em forma de menina assim que a vemos.

Patty é uma graça, mas é Nancy Kelly quem carrega o longa. Sua inicial descrença e posterior desespero dão o tom do suspense. Intenso e imprevisível o ritmo pode parecer lento para a geração pós MTV, mas não é cansativo graças ao elenco e a uniformidade com que as informações e acontecimentos são revelados.

O elenco é excelente. E a trilha sonora com a "assustadora" canção infantil francesa criou regra para trilhas sonoras de filmes de terror com crianças que se mantém até hoje.  O único grande porém é o final. Apesar de surpreendente ao ponto de trazer uma cartela nos créditos pedindo que os expectadores mantenham o segredo e não estragem a surpresa para quem ainda não viu, é perceptível a adição de duas cenas para amenizar o choque.  Nada que desvalorize o longa.

Com roteiro e elenco herdados do teatros, o longa ainda traz uma elegante apresentação do elenco ao fim do filme. Os atores são apresentados como no palco, com direito a reverências, esperando apenas nossos muito merecidos aplausos.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates