Home » , , » All you need is a Beatle Song

All you need is a Beatle Song

Jude (Jim Sturgess) um rapaz comum de Liverpool sai em uma jornada de autoconhecimento, e acaba clandestinamente nos Estados Unidos. Lá não demora muito a esbarrar no amor de sua vida, Lucy (Evan Rachel Wood). Mas, são tempos conturbados na terra do Tio Sam, jovens tentam lutar contra o serviço militar obrigatório na guerra do Vietnã. O desgaste de um dia-a-dia conturbado e ideais diferentes coloca em risco o romance de Hey Jude e Lucy In The Sky With Diamonds.

Across the Universe seria uma história para lá de comum, e até repetitiva não fosse um único, porém vital, detalhe. Todo o enredo se desenrola através de músicas dos Beatles. Sim, é um musical, daqueles que você ama ou odeia. Onde os personagens, começam a cantar e dançar sem aviso prédio. Se você é um dos odiadores de musicais acredite: as músicas fazem toda a diferença.

As melodias fora adaptadas para o filme e executadas pelo elenco, mas as letras permanecem inalteradas. Isso torna mais impressionante quando elas não apenas se encaixam, mas ganham novos sentidos de acordo com o momento da trama em que são apresentada. O melhor exemplo disso é "I Want You (She's So Heavy)". Originalmente uma canção sobre o relacionamento entre John Lennon e Yoko Ono, aqui apresenta a convocação dos jovens pela pátria, e o peso de defende-la em uma guerra. Seu número musical incluisive, é um dos melhores elaborados e executados.

A trama ainda conta com Max (Joe Anderson), irmão de Lucy. A cantora Sadie (Dana Fuchs), uma referência a Janis Joplin. O músico Jo-Jo (Martin Luther McCoy) referência a Jimi Rendrix e Prudence (T.V. Carpio). É com eles que vem as maiores falhas do filme. Personagens secundários, tem suas histórias mal desenvolvidas. Max não escapa da guerra, mas parece só estar-lá para valorizar o tema anti-Vietnã, já que Jude, britânico, não seria recrutado. Sadie e Jo-Jo, engatam um romance que desanda apenas para ser retomado sem maiores explicações. Enquanto Prudence só existe para que a música que tem seu nome possa ser executada.

Outra presença sem sentido pois é logo abandonada é a segregação racial da época. Entretanto a cena dos confrontos ao som de uma das vítimas cantando “Let It Be” é emocionante. Alguns números musicais, longos e deslocados também atrapalham o desenvolvimento, e só mantem o expectador pela boa música.

Para o expectador atento, ainda resta buscar as referências aos Beatles, outros artistas e acontecimentos da época. Que vão desde a escolha de nomes dos personagens, como de suas atitudes e objetos da cenografia. Também as participações especias de Bono, Joe Cocker, Salma Hayek e do comediante Eddie Izzard.

Imagine, no final das contas, os pontos fortes superam os fracos! E apesar das pontas soltas Across the Universe deve agradar fãs e não iniciados. Afinal, tudo que o romance do garoto britânico e a menina americana precisavam era de uma música dos Beatles, e este longa está repleto delas!


0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates