3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Garota

A Garota é uma produção para a TV da HBO lançada em 2012. O drama biográfico aborda a relação entre Alfred Hitchcock e a atriz Tippi Hedren durante a produção de Os Pássaros.

The Girl
2012 - Reino Unido EUA
91 min, cor
Drama, Briografia

Direção: Julian Jarrold

Roteiro: Gwyneth Hughes

Elenco: Toby Jones, Sienna Miller, Penelope Wilton, Imelda Staunton, Candice D'Arcy, Carl Beukes, Conrad Kemp

Baseado no livro The Dark Side of Genius, de Donald Spoto.


A produção retrata o comportamento obsessivo de Hitchcock (Toby Jones) em relação a Tippi (Sienna Miller), além de suas técnicas nada ortodoxas para arrancar boas atuações da modelo. De temperamento difícil, meio tarado, sem limites e até cruel o longa apresenta Hitchccock como o grande vilão. Este ponto de vista exagerado (ou não), causou polêmica entre os dois lados possíveis da história. Enquanto defensores que conviveram com Hitchcock afirmavam que o relato era falso e exagerado, a própria Tippi defendeu a produção do filme.

Verdade ou não, a atuação de Toby convence em mostrar o famoso cineasta como o monstro gerado pelo poder, que ele certamente tinha. Incomoda apenas a caracterização forçada que além da maquiagem também contava com estranhos posicionamentos do ator, sempre de lado e fazendo biquinho, mesmo quando apenas na cozinha conversando com a esposa. Ok, ele tem que parecer Hitchcock, mas não precisa estar em sua icônica pose, na metade das cenas.

O destaque fica com a competência de Imelda Staunton, esposa e mais fiel colaboradora do cineasta. Que aqui, é uma das poucas que compreende o comportamento de seu parceiro, não exatamente amante. Sienna Miller também se sai incrivelmente bem, em viver uma modelo/atriz lutando para aprender a atuar ao mesmo tempo que se torna objeto de obsessão de alguém com muito poder.

O design de produção também se sai muito bem, em recriar não apenas a década de 1960, mas também os cenários e elementos da produção original. Infelizmente a sofreu sofreu ao ser lançada no mesmo ano que a super-produção para a tela grande Hitchcock, com ninguém menos que Sir Anthony Hopkins no papel de mestre do suspense. Fato curioso, pois é a segunda vez que Toby Jones precisa enfrentar a concorrência de uma "produção gêmea" com grandes nomes. Em 2005, a cinebiografia em que vivey Truman Capote, foi eclipsada pela versão com Philip Seymour Hoffman também lançada naquele ano. Hoffman acabou levando o Oscar pelo papel.

Recebeu 3 Indicações ao Globo de Ouro (Melhor Minissérie ou Filme Para Televisão, Melhor Atriz em Minissérie/Filme - Sienna Miller e Melhor Ator em Minissérie/Filme -Toby Jones. 1 Indicação ao Satellite Awards (Melhor Atriz em Minissérie/Filme - Sienna Miller). Recebeu 1 Indicação ao Broadcasting Press Guild Awards (Melhor Atriz em Minissérie/Filme - Sienna Miller).

0 comentários: