A Garota

A Garota é uma produção para a TV da HBO lançada em 2012. O drama biográfico aborda a relação entre Alfred Hitchcock e a atriz Tippi Hedren durante a produção de Os Pássaros.

The Girl
2012 - Reino Unido EUA
91 min, cor
Drama, Briografia

Direção: Julian Jarrold

Roteiro: Gwyneth Hughes

Elenco: Toby Jones, Sienna Miller, Penelope Wilton, Imelda Staunton, Candice D'Arcy, Carl Beukes, Conrad Kemp

Baseado no livro The Dark Side of Genius, de Donald Spoto.


A produção retrata o comportamento obsessivo de Hitchcock (Toby Jones) em relação a Tippi (Sienna Miller), além de suas técnicas nada ortodoxas para arrancar boas atuações da modelo. De temperamento difícil, meio tarado, sem limites e até cruel o longa apresenta Hitchccock como o grande vilão. Este ponto de vista exagerado (ou não), causou polêmica entre os dois lados possíveis da história. Enquanto defensores que conviveram com Hitchcock afirmavam que o relato era falso e exagerado, a própria Tippi defendeu a produção do filme.

Verdade ou não, a atuação de Toby convence em mostrar o famoso cineasta como o monstro gerado pelo poder, que ele certamente tinha. Incomoda apenas a caracterização forçada que além da maquiagem também contava com estranhos posicionamentos do ator, sempre de lado e fazendo biquinho, mesmo quando apenas na cozinha conversando com a esposa. Ok, ele tem que parecer Hitchcock, mas não precisa estar em sua icônica pose, na metade das cenas.

O destaque fica com a competência de Imelda Staunton, esposa e mais fiel colaboradora do cineasta. Que aqui, é uma das poucas que compreende o comportamento de seu parceiro, não exatamente amante. Sienna Miller também se sai incrivelmente bem, em viver uma modelo/atriz lutando para aprender a atuar ao mesmo tempo que se torna objeto de obsessão de alguém com muito poder.

O design de produção também se sai muito bem, em recriar não apenas a década de 1960, mas também os cenários e elementos da produção original. Infelizmente a sofreu sofreu ao ser lançada no mesmo ano que a super-produção para a tela grande Hitchcock, com ninguém menos que Sir Anthony Hopkins no papel de mestre do suspense. Fato curioso, pois é a segunda vez que Toby Jones precisa enfrentar a concorrência de uma "produção gêmea" com grandes nomes. Em 2005, a cinebiografia em que vivey Truman Capote, foi eclipsada pela versão com Philip Seymour Hoffman também lançada naquele ano. Hoffman acabou levando o Oscar pelo papel.

Recebeu 3 Indicações ao Globo de Ouro (Melhor Minissérie ou Filme Para Televisão, Melhor Atriz em Minissérie/Filme - Sienna Miller e Melhor Ator em Minissérie/Filme -Toby Jones. 1 Indicação ao Satellite Awards (Melhor Atriz em Minissérie/Filme - Sienna Miller). Recebeu 1 Indicação ao Broadcasting Press Guild Awards (Melhor Atriz em Minissérie/Filme - Sienna Miller).

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates