Primeiro filme dirigido por John Wayne.
Filmado ao longo de de um período de 83 dias.
Foi banido no México.
John Wayne pretendia que este filme fosse uma alegoria da Guerra Fria dos EUA com a União Soviética.
O enorme cenário do Alamo levou dois anos para ser construído. O conjunto - agora chamado Alamo Village - já foi utilizado em mais de 100 outros Westerns. Atualmente é aberto ao público em Bracketville, Texas, onde há shows, lojas, e a maioria dos edifícios (incluindo o Fort Alamo) são abertos ao público diariamente.
As cenas de batalha épica envolveram 7.000 extras, 1.500 cavalos e 400 cabeças de gado longhorn texanos.
A trilha sonora de Dimitri Tiomkin do filme foi lançada em edições contínuas por quase 50 anos.
John Wayne era um fã de gravação de "Remember the Alamo", composta por Jane Bowers do Kingston Trio, e queria usar a música no filme. Quando, por várias razões, os direitos da canção não puderam ser obtidos Dimitri Tiomkin, que fez a trilha do o filme, e Paul Francis Webster escreveram a sua própria música para o filme, "As folhas verdes de verão".
A Queda do tenente Finn de seu cavalo foi acidental.
Richard Boone apareceu no primeiro dia de filmagem, ostentando uma barba cheia. Foi só então que lhe contara seu personagem geral Houston não tinha barba.
Durante a sequência de batalha, um dos canhões rolou sobre o pé de Laurence Harvey, quebrando-o no peito do pé. Ele continuou com a cena e acabou cuidado sozinho da lesão.
Apesar de ser um fabricante de dinheiro top-ten de 1960, e sua popularidade na Europa e no Japão, o filme não conseguiu recuperar seu enorme orçamento em seu lançamento inicial. John Wayne assumiu a enorme dívida para conseguir o terminar filme após United Artists se recusar a pagar pelo excesso de custos durante a produção. Apenas após a venda dos direitos de televisão, em 1971, que as dívidas pessoais de Wayne foram finalmente recompensados. Ele estreou na rede NBC dos EUA em setembro de 1971.
0 comentários:
Postar um comentário