Home » , , » A Bela e a Fera - o conto

A Bela e a Fera - o conto

A Bela e a Fera é um tradicional conto de fadas francês. A primeira versão escrita registrada foi escrita por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740 na publicação La Jeune Ameriquaine et les Contes Marins. Entretanto a versão mais conhecida é de 1756 registrada por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, que resumiu e modificou a obra de Villeneuve em Magasin des enfants, ou dialogues entre une sage gouvernante et plusieurs de ses élèves.

Alguns anos depois, em 1757 surgiu a primeira versão inglesa. Enquanto outras versões surgiam pela europa através dos tempos. Como a versão lírica francesa Zémire et Azor, escrita por Marmontel e composta por Grétry, em 1771.

Versão Curta

A trama conta a história de um mercador e suas três filhas, que perdem sua fortuna. Das três irmãs, apenas Bela se conformava com sua nova condição financeira. Por isso quando a oportunidade de um bom negócio surge as irmãs enchem o pai de pedidos de presentes. Enquanto Bela, lhe pede apenas uma rosa. Na viagem de volta o velho mercador se abriga em um castelo mágico onde recebe comida e abrigo. Na manhã seguinte, antes de deixar o castelo o pai colhe uma rosa de seu jardim para Bela. Mas, é surpreendida por uma besta, que resolve castiga-lo pelo roubo. A Fera exigiu uma de suas filhas. Bela, se oferece para viver com a Fera, que ao contrário do que todos pensam a trata muito bem. Até deixa a moça visitar a família com a condição de que retornasse em uma semana. É claro que suas irmãs invejosas, ao verem o luxo em que Bela vive, decidem sabotar sua volta para irritar a besta. Quando a moça finalmente volta para o castelo, encontra Fera à beira da morte, definhando por achar que a moça não voltaria. Na iminência de perde-lo, Bela percebe que ama a besta, e aceita casar-se com ele. Seu amor quebra o feitiço, e a Fera se transforma em um belo príncipe.


A versão de Villeneuve
Primeira versão registrada, inclui mais personagens e detalhes à história. Como a morte dos pais da Fera e uma fada malvada, que tentou seduzi-lo enquanto ele crescia. Foi ela quem lançou o feitiço sobre o jovem príncipe quando este se recusou a casar com ela. Outra alteração revela também que Bela não é realmente uma filha do mercador, mas a descendente de um rei. A mesma fada que tentou seduzir o príncipe desejava Bela para casar com seu pai, e a menina tomou o lugar da filha morta do mercador para se proteger.

Versão curtíssima
Versões mais modernas do conto simplificam ainda mais a história eliminando também as irmãs. Ou ainda trazem o conto para tempos atuais, mas isso é assunto para outro post.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates