3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Bela e a Fera - o conto

A Bela e a Fera é um tradicional conto de fadas francês. A primeira versão escrita registrada foi escrita por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740 na publicação La Jeune Ameriquaine et les Contes Marins. Entretanto a versão mais conhecida é de 1756 registrada por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, que resumiu e modificou a obra de Villeneuve em Magasin des enfants, ou dialogues entre une sage gouvernante et plusieurs de ses élèves.

Alguns anos depois, em 1757 surgiu a primeira versão inglesa. Enquanto outras versões surgiam pela europa através dos tempos. Como a versão lírica francesa Zémire et Azor, escrita por Marmontel e composta por Grétry, em 1771.

Versão Curta

A trama conta a história de um mercador e suas três filhas, que perdem sua fortuna. Das três irmãs, apenas Bela se conformava com sua nova condição financeira. Por isso quando a oportunidade de um bom negócio surge as irmãs enchem o pai de pedidos de presentes. Enquanto Bela, lhe pede apenas uma rosa. Na viagem de volta o velho mercador se abriga em um castelo mágico onde recebe comida e abrigo. Na manhã seguinte, antes de deixar o castelo o pai colhe uma rosa de seu jardim para Bela. Mas, é surpreendida por uma besta, que resolve castiga-lo pelo roubo. A Fera exigiu uma de suas filhas. Bela, se oferece para viver com a Fera, que ao contrário do que todos pensam a trata muito bem. Até deixa a moça visitar a família com a condição de que retornasse em uma semana. É claro que suas irmãs invejosas, ao verem o luxo em que Bela vive, decidem sabotar sua volta para irritar a besta. Quando a moça finalmente volta para o castelo, encontra Fera à beira da morte, definhando por achar que a moça não voltaria. Na iminência de perde-lo, Bela percebe que ama a besta, e aceita casar-se com ele. Seu amor quebra o feitiço, e a Fera se transforma em um belo príncipe.


A versão de Villeneuve
Primeira versão registrada, inclui mais personagens e detalhes à história. Como a morte dos pais da Fera e uma fada malvada, que tentou seduzi-lo enquanto ele crescia. Foi ela quem lançou o feitiço sobre o jovem príncipe quando este se recusou a casar com ela. Outra alteração revela também que Bela não é realmente uma filha do mercador, mas a descendente de um rei. A mesma fada que tentou seduzir o príncipe desejava Bela para casar com seu pai, e a menina tomou o lugar da filha morta do mercador para se proteger.

Versão curtíssima
Versões mais modernas do conto simplificam ainda mais a história eliminando também as irmãs. Ou ainda trazem o conto para tempos atuais, mas isso é assunto para outro post.

0 comentários: