Home » , , » Um filme fraco para uma figura forte

Um filme fraco para uma figura forte

"Tô entediada..."

A dama de ferro (The iron lady, 2011) é um filme desperdiçado. Com uma atriz incrível no papel principal, uma produção e maquiagem primorosos, o filme se perde entre fazer uma biografia filmada, uma homenagem à mulher forte da Grã-Bretanha nos anos 1980, uma crítica política e um melodrama barato.

Acho que a maioria das pessoas já ouviu falar de Margareth Tatcher, primeira mulher a ser Primeira-Ministra britânica - uma mulher mais poderosa do que a rainha em si. Independente do que fez pela política mundial ou de seu país, é inegável o fascínio que a figura de uma mulher tão poderosa em um mundo tão masculino, que enfrentou tanto preconceito - seja por seu sexo ou por sua classe social - a história dela, que com a idade e a perda do amado marido acabou por deixá-la mentalmente desestabilizada; uma história de vida deveras interessante foi transformado em um filme chato pra caramba de se ver.

No fim do filme a gente não sabe direito o passado da protagonista, não conhece o legado dela (seja bom ou ruim, não dá pra saber porque o filme fica tão em cima do muro...), nem nada. A caracterização de Tacher é muito boa, mas Streep parece um pouco forçada demais - principalmente no sotaque. Não concordei muito com o fato dela ter ganhado o Oscar por esse filme não, ela teve muitos outras interpretações melhores e não ganhou nenhum prêmio. Nisso eu acho que devo culpar a diretora, Phyllida Lloyd. Ela não soube aproveitar o material que tinha nas mãos nem adoçar a interpretação de Meryl, extrair dela o que ela sabe fazer de melhor, e o resultado acabou ficando caricata apesar de seu inegável talento.  Uma pena.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates