Home » , , » Quando seu filme de infância continua bom!

Quando seu filme de infância continua bom!

A primeira lembrança que tenho de Labirinto - A Magia do Tempo, é de estar apavorada durante a cena em que os duendes invadem o quarto de Tobby, enquanto minha mãe tentava me distrair para não abandonar o filme durante a cena assustadora. - Olha são bichinhos! - Ela dizia. É claro, eu tinha uns cinco anos na época. E superado este trecho, o longa de 1986, acabou se tornando um vício. Ou, em palavras mais poéticas, o filme da minha infância. Logo, sou suspeita para resenha-lo, mesmo assim tentarei da forma mais imparcial possível.

A sonhadora Sarah (Jennifer Connely) está chateada, por passar mais um fim de semana cuidando de seu irmãozinho caçula. Irritada com a choradeira do bebê, ela deseja que o Rei dos Duendes (David Bowie) o leve embora. É claro, ele leva! Imediatamente arrependida ela implora pelo irmão, e recebe uma única chance. Deve atravessar o Labirinto e chegar ao castelo além da cidade dos Duendes, para resgata-lo em 13 horas, se não....

Aventura episódica, lembra as fases e desafios de um vídeo-game, a cada nova dificuldade Sarah acumula aprendizado e aliados, enquanto conhece as mais estranhas criaturas que se pode imaginar. Um filme que pretende divertir todas as idades, apresenta diálogos que não subestimam o expectador. O mesmo vale para os desafios (ainda não entendi, como Sarah resolveu o dos sentinelas que mentem), embora alguns ainda resguardem um divertido tema inocente, como o Poço do Fedor eterno e sua aparência flatulenta.

Entre as criaturas fantásticas que a acompanham, o monstro amável Ludo. Sir. Didimus, um nobre e medroso cachorro (ou seria raposa?), que tem um cachorro como montaria. E o ambíguo Hoggle (corpo de Shari Weiser, cabeça e voz controladas por outros 5 artistas), em dúvida entre a amizade e salvar seu couro. A protagonista encontra ainda, selvagens que arrancam partes do corpo, sábios e até mãos e pedras falantes. Destaque para a Senhora do Lixo, que apenas agora percebi ser uma metáfora para a bagagem inútil que acumulamos durante a vida.

É aí, que está o grande trunfo do longa. As metáforas, e detalhes que para os pequenos passam despercebidos, mas dizem muito para os mais crescidinhos. O tema principal é a passagem para a idade adulta e aceitar as responsabilidades que vem com a idade. Mas também são postos em discussão, a lealdade, amizade, o desapego, o seu lugar no mundo e claro o tradicional "cuidado com o que deseja". Afinal, tudo que o vilão Jareth faz, pretende atender as expectativas de sua voluntariosa rival. 

E por falar no vilão como não se divertir com um astro do rock, cantando, dançando e sendo charmosamente malvado de calça coladinha. Divertido, Bowie já não era um novato nas telas e continua a flertar com elas (Fome de Viver - 1983, A última tentação de Cristo - 1988) entrega o que o papel pede. Já Jennifer se sai bem com sua primeira protagonista aos 14 anos, ela carrega o filme. Mas o trabalho impressionante mesmo é da equipe de titereiros de Jim Henson.

Titereiros são as pessoas que manipulam os fantoches, e a equipe de Henson já era responsável pelos sucessos de os Muppets e Vila Sésamo, quando decidiu embarcar nesta produção de escala gigantesca. É impressionante a variedade de bonecos de diferentes tamanhos e estilos, assim como sua veracidade. É difícil lembrar que não são vivos de verdade. Claro, alguns efeitos parecem datados, mas nenhum personagem hiper-realista em CGI dos dias de hoje, carrega o carisma e charme dos bonecos. (Alô, Yoda boneco versus Yoda digital!).

Uma produção de grande escala, bom elenco, boas músicas, idéias criativas (palmas para o passeio nas escadarias de Escher) e um design de produção incrivelmente detalhado, seja nos cenários ou no "zilhão" de criaturas. Faz ainda referência a diversas obras, e conceitos de fantasia e lendas de diversas épocas. Um trabalho enorme que curiosamente, não foi recompensado nas bilheterias. 

Se aos 5 anos eu apenas me divertia, me sentindo adulta por sobreviver a cena assustadora do início, por não estar vendo uma animação, que ainda tinha incompreensíveis músicas em inglês. Agora admiro Labirinto - A Magia do Tempo por todos estes outros motivos, que apontei nos parágrafos anteriores. E ainda conseguir me divertir com um bom filme de quase 3 décadas de idade, é apenas um adorável bônus. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates