3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Curiosidades de "Heleno"

A estréia do filme ocorreu no Festival de Toronto (2011).

Orçamento estimado em R$ 8.5 milhões, R$ 4 milhões bancados pelo empresário Eike Batista.

Baseado no livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, de Marcos Eduardo Novaes.

Santoro e o verdadeiro Heleno
Cinebiografia de Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo na década de 1940. É considerado o primeiro "craque problema" do futebol brasileiro.

O filme foi rodado em preto e braco com a intenção de transportar o expectador para a época de Heleno. Há quem acredite que o filme pegou inspiração para a ausência de cor no Vencedor do Oscar de 2012 O Artista. Mas as filmagens de Heleno começaram antes de o filme francês se tornar um fenômeno.

Rodrigo Santoro, protagonista do filme, perdeu 12 kg para interpretar Heleno na fase final de sua vida. O ator começou as filmagens pesando entre 80 e 82 quilos e chegou a 68, 69. Resultado de uma dieta rigorosa e um intenso ritmo de trabalho, que começava às 5 horas da manhá.

Santoro tomou aulas de dança com o bailarino Marcelo Misailidis para ganhar mais desenvoltura e imitar os movimentos do jogador em campo. Já o treinamento com bola foi feito com o ex-jogador Cláudio Adão, com quem treinou matada de bola no peito e cabeçadas, características de Heleno.

Tanta dedicação não é atora Santoro também é um dos produtores do filme.

Algumas cenas de jogo foram realizadas no estádio São Januário, sede do clube Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Santoro é Vascaíno.

0 comentários: