3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O verdadeiro "Heleno"

Heleno de Freitas (1920 —1959) foi um futebolista brasileiro. É considerado o primeiro "craque problema" do futebol brasileiro. Advogado, boêmio, catimbeiro, boa vida, irritadiço, galã, Heleno era homem de boa aparência, mas tempewramento difícil. Morreu aos 39 anos em um hospício, por complicações da sífilis.

Considerado o maior ídolo do Botafogo pré-Mané Garrincha, foi um dos primeiros "jogadores estrela", que arrastam multidões aos estádios. Vendido para o Boca Juniors, foi o primeiro jogador de destaque fora do Brasil. Foi ídolo nacional em 2 países estrangeiros.

Heleno nunca jogou uma Copa do Mundo, pois as copas de 1942 e 1946 foram canceladas devido a 2ª Guerra Mundial. Em 1950, ele já sofria com os sintomas da sífilis, e foi cortado da competição pelo técnico Flávio Costa. Na época havia quem dissesse, que sua ausência foi crucial para a perda da Copa no Brasil.

Confira mais informações sobre o craque reunidas pela produção do longa. A página do facebook do filme, também tem uma galeria de fotos históricas esclusivas do verdadeiro Heleno.

0 comentários: