3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 8 de julho de 2014

"The Legend of Sleepy Hollow" de Washington Irving

Além de uma superprodução de Burton e cia, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, é o nome mais popular no Brasil para o conto The Legend of Sleepy Hollow. Para aqueles que conhecem apenas a versão de Tim Burton, segue um breve resumo:

Inspirado pelo folclore germânico o conto de Washington Irving foi publicado pela primeira vez em 1820. E conta a disputa de Ichabod Crane pelo amor de Katrina Van Tassel, luta que ele acaba perdendo por causa do Cavaleiro sem cabeça. A história se passa na vila real de Sleepy Hollow (New York, EUA, qu epassou a se chamar North Tarrytown em 1997). Também acredita-se que alguns personagens foram inspirados em moradores reais da época.

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça foi o conto mais extenso publicado como parte do livro The Sketch Book of Geoffrey Crayon. Irving usou pseudônimo de "Geoffrey Crayon", em 1820. A obra é um dos contos mais antigos de ficção norte-americana que é lido até hoje.

Antes da popularização da versão de Burton, a história também poderia ser encontrada no brasil com o título de A Lenda da Caverna Adormecida. O Correio dos Estados Unidos lançou o selo da "Legend of Sleepy Hollow" em outubro de 1974, mostrando a silhueta do cavaleiro contra uma gigantesca lua laranja.

Além de filmes para o cinema e TV, séries e animações, o conto também foi adaptado como musical da Broadway e até uma ópera. Em 2006, uma grande estátua do Cavaleiro sem Cabeça perseguindo Ichabod Crane foi inaugurada na Route 9 em Sleepy Hollow/Tarrytown, New York.

1 comentários:

Anônimo disse...

This website was... how do I say it? Relevant!! Finally I have found
something that helped me. Thanks a lot!

Here is my web site - search engine optimization ()