Home » , , » As últimas horas de um péssimo ideal

As últimas horas de um péssimo ideal

A Queda ficou conhecido e é frequentemente apontado como o filme que humaniza Hitler. O que não é necessariamente exato. Aliais, apesar do subtítulo As Últimas Horas de Hitler nem é apenas do ditador que trata a reconstrução histórica romanceada.

Traudl Junge (Alexanda Maria Lara)
Apresentado principalmente através do ponto de vista de Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) secretária de Hitler durante o cerco a Berlin dias antes da derrota Nazista. O longa também reserva espaço para personagens menores, alguns até sem nome. Retratando assim como foi a tal queda para os oficiais, os médicos, doentes e civis além do Fuhrer e as pessoas próximas a ele.

Muitos personagens ajudam a contar esta história. Tantos, que mesmo que você não tenha cochilado na aula de história, pode deixar escapar algumas identidades. Nada que prejudique muito, afinal a situação é a mesma para todos: a derrota anunciada, e a negação de seu já decadente, teimoso e insano líder.

E por falar em Adolf Hitler, Bruno Ganz faz um trabalho extraordinário ao oscilar entre o Fuhrer, dos discursos inflamados, imagem carismática e firme em público, e o Adolf da vida real, que fora dos olofotes falava normalmente e era carinhoso e compreensivo com os seus. É nesse ponto que o expectador se assusta, e alega - o filme humaniza Hitler - nada mais equivocado. O filme apenas expõe a figura "não pública" de um homem que aprendemos a demonizar desde pequenos. À certa altura da projeção, inclusive uma personagem indaga: - Ele é tão doce, compreensivo mas as vezes não - ao que sua esposa Eva Braun (Juliane Köhler) responde: Isto é quando ele está sendo o Fuhrer!
Titio Hitler curtindo o coral dos sobrinhos Goebbels
Cercado no gigantesco (pelo numero de pessoas que comporta), mas ainda sim claustrofóbico bunker, Hitler, manda ordens de contra-ataque para tropas que não existem, põe em prática as medidas para eliminar documentos que incriminem o alto escalão do Partido Nazista e sacrifica seus últimos homens como traidores quando este percebem a derrota. Caótico e claramente perdido, sua figura ainda incita admiração e mantém seguidores fiéis, até após seu suicídio. Uma expressão de fé cega, que vai muito além de acreditar em um ideal. Certamente se estivessem vivos (os realmente fiéis, preferiram a morte à rendição) deveriam ser estudados pela psicologia. O que gera tamanha fascinação?

Família Goebbels
Nenhum deles entretanto é mais repugnante que o casal Goebbels, voluntários para morrer junto com seu líder. O que inclui seus filhos pequenos completamente alheios à verdadeira razão de sua visita ao Tio Hitler. A sequencia em que a mãe prova que realmente não quer que seus filhos vivam em um mundo sem os ideais Nazistas, deixa a sensação de nó na garganta por dias. Já a afirmação do pai Goebbels, em relação ao povo  nos faz crer que ele merecia destino pior - O povo nos deu um mandato. E agora está pagando por isto!

O filme faz questão de mostrar que o povo realmente pagou. Seja ao ver seus jovens iludidos, como última e inútil força de resistência contra o exercito vermelho, na Juventude Hitlerista. No abandono decalrado dos oficiais, aos idosos, crianças e feridos. E até no assassinato a sangue frio de civis que não queriam, ou mesmo eram capazes de enfrentar o inimigo.

Juventude Hitlerista sendo condecorada pelo próprio Fuhrer
Mas também, mostra um pai que tenta resgatar inutilmente as crianças da Juventude Hitlerista  ingrato trabalho de "caçar tanques vermelhos". O médico ignorou as ordens de sair de Berlin e sozinho atravessou as linhas inimigas, para levar remédios e suprimentos para os necessitados. Além de vários oficiais, que tentam alertar a quem vivem no bunker que é hora de desistir. Sim são todos nazistas, mas não são exatamente maus.

Hitler dividindo a mesa com seus subordinados
Com uma produção de arte caprichada desde a criação do sufocante bunker até o detalhismo da Berlim destruída. A Queda: As Últimas Horas de Hitler não é um filme fácil, mas extremamente corajoso. Ao apresentar um homem comum capaz de mobilizar dezenas mesmo com discursos vazios e infundados. Ao fazer você lamentar a morte dos filhos de um casal repugnante.

Enfim, apresentar pessoas com um péssimo ideal, e valores repulsivos, mas ainda sim, pessoas. E todas em uma situação de tensão extrema e medidas desesperadas. O que faz o expectador repensar sua capacidade de empatia mesmo com a mais repugnante figura histórica que conhecemos.

2 comentários:

Hugo disse...

É um filmaço, a obra prima de Hirschbiegel e um atuação fantástica de Bruno Ganz.

Pena que o diretor não acertou a mãos nos seus trabalhos em Hollywood.

Abraço

Fabiane Bastos disse...

Nunca tinha visto nada de nenhum deles, mas a autenticidade desse trabalho me deixou interessada. E ainda está em tempo da dupla despontar em Hollywood não?

Valeu pela visita...

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates