Home » , , » Dark Shadows - a série

Dark Shadows - a série

Exibida entre junho de 1966 e abril de 1971, Dark Shadows foi pioneira ao introduzir o sobrenatural em uma série de televisão. Criada por Dan Curtis a partir de um sonho em que teve em que uma bela garota faz uma longa viagem de trem para visitar uma mansão imensa. E apesar de você provavelmente ter visto a maioria menciona-la como série, fique sabendo Dark Shadows era uma soap-opera. Isso mesmo nossa tradicional novela.
Promo clássica da série!

Versão Burton da promo clássica da série!
Focada na jovem misteriosa Victoria Winters (originalmente vivida por Alexandra Moltke), uma órfã que vai viver na cidadezinha de Collinsport, Maine, EUA. É claro, que mistérios sobre a jovem e a cidade foram se desenrolando conforme a narrativa se desenvolvia. E cerca de 6 meses depois de sua estréia, a série introduziu fantasmas em sua trama.

Victoria, original e de 2012
Entretanto, o auge da popularidade ocorreu um ano mais tarde, quando o Vampiro de 175 Barnabas Collins (Jonathan Frid) apareceu por lá. Um dos primeiros "vampiros compassivos" da cultura pop. Não tão malvados, apaixonados, torturados por sua condição e em busca de cura*.
Barnabas, original e de 2012
A série também contou com lobisomens**, fantasmas, zumbis, homem monstros, bruxas, feiticeiros, viagens no tempo (passado e futuro)e um universo paralelo. Até hoje a série é lembrada por suas tramas memoráveis e pelo melodrama. E tem fãs famosos, que tiveram seu lado artístico alimentados pela série quando jovens. Além de Tim Burton, Johnny Depp e Michelle Pfeiffer, Quentin Tarantino e Madona já afirmaram serem fãs da série.
Joan Bennett

Ao todo a série teve cerca de 1,225 episódio e um elenco enorme de personagens. Diferente de nossas novelas, Dark Shadows durou anos, por isso era comum haver substituições no elenco. Victória por exemplo teve 3 intérpretes no período de 1966 à 1968 (Alexandra Moltke, Betsy Durkin e Carolyn Groves). Também não era incomum um ator viver vários personagens Joan Bennett originalmente escalada para viver a matriarca Elizabeth Collins (Michelle Pfeiffer, no filme), também deu vida à outros 3 personagens entre 66 e 71.

Além do filme de 2012, a série teve outras duas adaptações para o cinema Nas Sombras da Noite (1970) e Maldição das Sombras (1971), um remake para TV, Dark Shadows (1991), um telefilme, Dark Shadows (2005). E até versão nas páginas e bonequinhos!

É isso aí fãs de Supernatural, True Blood, Teen Wolf, Vampire Diaries, Grimm, Penny Dreadfull, Twin Peaks, Sleepy Hollow,  e similares já sabem a quem agradecer. Particularmente, fiquei morrendo de vontade de conhecer esta pérola televisiva, e você?

*SPOILER: De fato, na série Barnabas foi "curado" pela Dra. Hoffman. Ele voltou a ser humano graças as transfusões de sangue. É claro que Burton subverte isso, e em sua versão ao invés de "curar" o Barnabás, a Dra. usou o sangue do vampiro para também se tornar imortal.

**SPOILER: Apesar de haver lobisomens na série, Burton foi o primeiro a introduzir uma "lobismulher", uma fêmea naquele universo.



0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates