3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Curiosidades de "Jumanji"

A produção custou 65 milhões de dólares, com um retorno de US$ 262 milhões em todo o mundo.

Capa do livro de Allsburg
De acordo com o autor Chris Van Allsburg, a palavra "Jumanji" é Zulu para "muitos efeitos", que alude às "consequências emocionantes do jogo", como mencionado no filme.

Baseado em Jumanji, um livro infantil de 1982 escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg

Foi considerado o próximo grande filme a continuar a desenvolver os conceitos CGI utilizados anteriormente em Jurassic Park (1993).


New Hampshire é um dos poucos estados norte-americanos que não tem um zoológico. Não me adimira que todos os animais do longa seja de CGI...
...ou modelos...

...ou animatrônicos!!!

O filme foi filmado em Keene, New Hampshire. A equipe de filmagem deixou um anúncio publicitário em uma parede de tijolos no centro da cidade da Parrish Shoes, que ainda pode ser visto hoje.


O exterior da fábrica de calçados Parrish foi filmado no Hurd Mill, em North Berwick, Maine. O edifício foi outrora uma fábrica próspera que produtos feitos de lã, mas já está vazia há muitos anos.

No filme, o papel do pai de Alan Parrish e o do caçador Van Pelt são interpretados por um mesmo ator (Jonathan Hyde). Provavelmente uma referência a Peter Pan, uma vez que (em versões de teatro e cinema) os papeis do Capitão Gancho e o pai de Wendy são tradicionalmente desempenhados pelo mesmo ator. Robin Willams também já viveu Peter Pan, mas isso é assunto para outro post.

Robin Williams estava filmando este filme ao mesmo tempo em que ele estava filmando uma pequena participação especial no filme de Chris Columbus Nove Meses (1995).

Quando os macacos invadem a loja de eletrodomésticos, o filme que está passando na televisão é O Mágico de Oz.

David Alan Grier
Embora Carl Bentley seja adulto quando Allen Parrish era criança, David Alan Grier, que interpreta Carl, é, na verdade, quatro anos mais jovem do que Robin Williams, que interpreta o adulto Allen.

Quando Van Pelt entra na loja de armas, a música tocando no rádio foi modificada para o lançamento do México devido ao fato de que, na versão norte-americana, originalmente era tocado o hino nacional do México. É uma violação das leis mexicanas tocar o hino para situações comerciais ou zombaria, deliberadamente ou não, embora nos territórios dos EUA este seja de domínio público.

Os personagens ficam com medo de ter uma hipotermia quando começa a chover na mansão Parish, mas os atores não tiveram a mesma preocupação. Toda a água usada era aquecida para evitar que o elenco ficasse doente.

O filme fez tanto sucesso que quando adquiriu os direitos de exibição a Globo exibiu um mini-making off como uma matéria no Video Show.

2 comentários:

ve disse...

Eu vi na ficha técnica do filme o nome de um ator James handy que fez um caçador na imagem parecia ser o van pelt mas se o van pelt é o pai do allan não entendi

Fabiane Bastos disse...

Oi "ve"

Visite a página do filme no IMDB (http://www.imdb.com/title/tt0113497/), o ator Jonathan Hyde interpretou dois papéis no filme, o caçador Van Pelt e Sam Parrish (o pai do Allan).

Já o ator James Handy, fez um "exterminador". Aquele que visita o sótão depois Judy e Peter encontram morcegos logo após se mudarem.

Obrigada pela visita!