3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Jumanji "versus" Zathura

Troque o tema de selva africana pelo espaço sidera, substitua Kirsten Dunst por Kirsten Stuart, e diminua um Robin Williams, e você terá Zathura!


Isso mesmo caro leitor, você não é o único a ter a sensação que as produções Jumanji (1995) e Zathura: Uma Aventura Espacial (2005) tem mais semelhanças do que deveria. Mas ao contrário do que muitos pensam, Zathura, não é plágio, adaptação, sequencia ou mesmo foi inspirado por Jumanji.

Ambas as produções foram inspiradas por livros do mesmo autor. Chris Van Allsburg autor e ilustrador norte-americano, também é o criador de O Expresso Polar (que virou filme em 2004), e ilustrou algumas edições de As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis.

Capas e ilustrações de Jumanji e Zathura respectivamente



As duas obras tem tabuleiros mágicos, que causam consequências no mundo real. Adultos presos por anos no jogo também são personagens nas duas produções. Logo, as produções tratam dos mesmo tema, amadurecimento. Jumanji faz isso trazendo a selva africana para a pequena cidade dos personagens, enquanto Zathura transforma a casa dos protagonistas em uma nave espacial incomum. Adicione aí as ameaças correspondentes à cada cenário: aliens, mamíferos gigantes....

O livro Jumanji foi lançado em 1982, já Zathura em 2002. São semelhantes, mas cada um tem suas particularidades. O que vai definir seu favorito provavelmente é a idade em que assistiu cada um deles pela primeira vez.


Então o que você quer Jogar?

*Zathura foi dirigindo por Jon Favreau (diretor dos 3 Homens de Ferro). É estrelado por Josh Hutcherson (Jogos Vorazes, Ponte Para Terabíthia e ABC do Amor) e Jonah Bobo. Tem no elenco Kristen Stewart (na era pré Saga Crepúsculo), Dax Shepard e Tim Robbins.

Para mais dados sobre Jumanji, acompanhe nosso especial do filme.

0 comentários: