Que viagem...


Interestelar (Interstellar, 2014) é um filme recheado de estrelas - com perdão do trocadilho - e carente de ritmo. São quase 3h dentro do cinema acompanhando o drama de um pai de família, ex-piloto espacial, que enfrenta o dilema de continuar na sua atual vidinha medíocre de fazendeiro ou abraçar a sua última chance de fazer aquilo que realmente nasceu para fazer. Explorando os instintos básicos do ser humano, tentando explicar cientificamente sentimentos e ponderando que exista algo inexplicável e maior que tudo, o drama científico (será que posso classificar assim) chega aos cinemas hoje e vai render alguma discussão sobre a vida, o homem, a ciência.

Num futuro distante, a humanidade está reduzida e luta para sobreviver na Terra, cada vez mais inóspita desde que homem a saturou com explorações além do limite. Agora os fazendeiros são mais importantes que médicos ou engenheiros porque produzem alimento para a população, mas eles encontram dificuldades enormes. Cooper (Matthew McCounaghey, melhor a cada filme) é um desses fazendeiros, e mora numa poeirenta fazenda de milho, das poucas que ainda resistem às pragas. Lá ele cuida dos dois filhos, o adolescente Tom (Timothée Chalamet) e a garota Murph (Mackenzie Foy, a filha de Edward e Bella no tenebroso Crepúsculo - Amanhecer parte II) desde a morte da esposa. Apesar da menina ter uma vocação para a ciência, assim como o pai, ela parece bastante impressionada com o fantasma da casa. Em seu quarto acontecem fenômenos aparentemente inexplicáveis, como livros jogados sozinhos ao chão e criação de padrões na poeira. Acreditando qque o fantasa quer se counicar com ela, Murph começa a decifrar esses códigos, seguindo os conselhos do pai, até que ele mesmo tenha um vislumbre do que está realmente acontecendo. Quando ele resolve seguir a coordenada indicada no quarto de Murph, acaba por se deparar com uma estação da Nasa ainda em atividade.

Lá ele encontra os doutores Brand, pai e filha (Michael Caine, sempre espetacular, e Anne Hatthaway em atuação nada inspirada), que o põem a par dos acontecimentos. Nos últimos anos, a Nasa trabalhava em segredo em expedições intergaláticas, buscando um outro planeta com condições de abrigar o restante da humanidade - já que o prognóstico da Terra não estava nem um pouco favorável para a continuação da espécie humana aqui. Cabia a ele decidir se participaria dessa jornada ou se continuaria aqui para ficar com os filhos até a extinção da raça humana. Pensando no futuro dos filhos, e com a promessa de que voltaria para buscá-los, Cooper decide partir na expedição, mesmo que isso tenha magoado tanto sua amada filha. No espaço, a missão vai seguindo bem até o momento em que decisões pessoais começam a interferir nos passos seguintes da missão.

O diretor Christopher Nolan arriscou-se nesse projeto, isso não podemos negar. Acho difícil querer explicar o inexplicável, e sempre fico receosa quando vejo um cineasta tentar fazer isso porque sei que não vai agradar a quase ninguém. Nesse filme, ele tentou quantificar sentimentos e explicar cientificamente o sobrenatural e, bem, não deu muito certo. Falta empatia com os personagens, apesar do drama ser comum a todos - afinal, a sobrevivência é o instinto mais básico de cada um de nós. O ciência explicada de forma bastante esmiuçada nem incomoda tanto; os conceitos básicos de relatividade, espaço-tempo, buraco negro e buraco de minhoca são complexos mesmo e nem todo mundo é obrigado a entender tudo com facilidade - não custa nada explicar um pouco melhor para não deixar ninguém boiando. O que mais me incomodou, de verdade, foi o dramalhão desnecessário.


O filme é um embate entre razão e emoção, e a razão é extremamente científica e a emoção é piegas. Não há meio termo, e falta dinamismo durante as 3h em que acompanhamos o desenrolar da trama - o que, aliás, é um exagero de tempo para a estória. A melhor parte do filme é o terceiro quarto, quando os cientistas tem que se virar sozinhos e tomar decisões que podem custar muito mais do que a própria vida, e eles estão sozinhos no espaço, sem auxílio de ninguém - nem mesmo de dados científicos concretos. Ali, sim, o filme acontece, e a gente sente o desespero da missão e a situação terrível em que os personagens se encontram - tanto na Terra quanto no espaço. Falta mesmo ação, algo acontecer na tela. Há muitas pontas de luxo no filme, bons atores em participações pouco significantes, e atuações de atores principais aquém da capacidade deles, embora isso não seja tão prejudicial assim. Agora, o final... Esse, tá difícil de digerir.

A solução visual para o inexplicável é interessante, mas a explicação científica para ela não tem pé nem cabeça - não convence nem aos que são emoção, nem aos que são razão. Todos os pontos propostos no filme são amarrados com eficiência, mas a lógica vai pro espaço (perdoem o trocadiho de novo, eu não resisto!) aos 45min do segundo tempo. Aí você assiste ao último quarto de filme esperando alguma resposta convincente, e ela não vem - nem de forma lógica, nem de forma emotiva. O final, que deveria ser empolgante ou, pelo menos, instigante, fica morno. E a gente sai do cinema em silêncio, tentando entender o que acabou de ver - mas não de uma forma muito positiva.
O filme tem efeitos visuais lindos, e experimentar o universo em IMAX, como foi a minha experiência, foi muito bacana. Arrisco dizer que talvez seja um candidato a concorrer a prêmios na categoria, assim como em edição de som - que, aliás, dá um show à parte. Juntos, esses elementos - tela extra-grande, inagens lindas do universo e ambientação sonora perfeita - causam uma sensação de imersão nesse espaço. A pequenez humana é mostrada na tela de formas diferentes e ampliada quando experimentadas na sala de cinema com tela gigante, mas nem isso salva Interestelar de ser só ok.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates