Home » , , » A primeira e ainda melhor campanha anti-bullying da história!

A primeira e ainda melhor campanha anti-bullying da história!

Era 1976, e já rolava a primeira grande, ainda que involuntária, campanha anti-bullying cinematográfica. E Carrie, A Estranha ainda trata de fanatismo religioso, abuso infantil, as descobertas da adolescência e a possibilidade da existência de poderes paranormais. Caso você tenha ficado preso em uma despensa nas últimas 4 décadas, eis uma breve sinopse.
Mensagem: não pratiquem Bullying, seu colega de classe pode ser um X-Men descontrolado!
Carrie (Sissy Spacek) é a típica adolescente desajustada. Ingênua, tímida sabe pouco sobre o mundo graças a educação mais que rígida da mãe (Piper Laurie) uma fanática religiosa, que literalmente tranca a filha na despensa para expurgar seus pecados. É claro que a matriarca, nunca teve "a conversa" com Carrie. Completamente desinformada a moça acredita que está morrendo quando menstrua pela primeira vez na escola. E como ajudar recebe uma horda de insultos adolescentes, de suas colegas de turma.

Junto com a idade adulta, a protagonista descobre seus poderes telecinéticos. E enquanto Carrie descobre o que é capaz de fazer, as colegas de turma tentam lidar com o castigo. Algumas melhores que outras. Entre vingança e atos de arrependimento, as ações dos adolescentes resultam em um final desastroso.

Bem pensado e executado, o filme é cheio de simbolismos, seja oriundos do material original. Seja por adições visuais bem pensadas, como a - SPOILER - morte da mãe, na mesma posição que a assustadora imagem de São Sebastião que Carrie deve ter encarado por anos presa na despensa - FIM DO SPOILER. Ou ainda dos fatos mais importantes, início e clímax, envolverem sangue e água (reparem que Carrie primeiro ataca os colegas com uma mangueira de incêndio), que rementem ao mesmo tempo morte, mudança e purificação. Apontando para a complexidade da personalidade e situação em que Carrie vive.
SPOILER em forma de foto, porque você já devia ter assistido este filme caro cinéfilo!
Sem pressa para mostrar a que veio. O longa fortalece o apocalíptico clima desenrolando a trama com calma. Mantendo sua protagonista frágil e ingênua, mesmo quando magoada. Carrie nunca quis vingança até que tudo saia do controle. Enquanto sua rival Nancy Allen (Chris Hargenson), usa o sexo como forma de manipulação para saciar sua sede de vingança. Opostos perfeitos.

O que nos leva ao clímax, apresentando todo o desastre do baile, em telas divididas, que surpreendem quando lembramos que estamos assistindo à uma produção da década de 60. É ágil, assustadora e traz toda a força, que o filme guardara em forma de tensão até o momento.

No entanto, não sei se o gênero terror é o correto para a produção. Existe uma tensão constante e um clímax assustador, mas a essa altura estamos torcendo por Carrie. Até achamos que ela exagerou um pouco, mas no geral ela foi apenas uma vítima das circunstancias. 

Intrigante, tenso, com bons temas a serem discutidos, os remakes bem que tentam, mas a Carrie original ainda é a mais poderosa. Se não ajudou a diminuir o bullying, mesmo com novas versões indo e vindo (já são dois remakes e uma sequência), no mínimo apontou a importância das aulas de educação sexual no colégio. Já é um começo...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates