Home » , » Muita preparação, pouco clímax!

Muita preparação, pouco clímax!

Caso você tenha ficado preso no deserto australiano nos últimos 20 anos, a Priscilla não é um personagem de carne e osso. Mas é sim um personagem, e desde que esse "busão" cheio de personalidade ligou os motores muita coisa mudou do lado de cá da telinha. Mas antes, vamos ao enredo (é tô escrevendo isso durante o carnaval, então enredo).


Tick (Hugo Weaving) recebe uma proposta de emprego em uma cidadezinha no meio do deserto australiano e aceita ao lado dos amigos Bernadette (Terence Stamp) e Felicia (Guy Pearce). Mas é 1994 e cidadezinhas remotas não tem aeroporto, mesmo que tivessem a passagem não seria barata. Então eles embarcam em Priscilla, um ônibus, e atravessam o deserto passando por lugares interessantes e tendo encontros inacreditáveis.

Mencionei que os três são Drag-Queens? (tecnicamente um deles é transexual, mas não vou parar para explicar isso). De fato os amigos ganham a vida dublando músicas usando salto alto, plumas e paetês. Some-se isso ao parágrafo acima, e o resultado são altas confusões como diria o narrador da Sessão da Tarde.

Entre problemas no ônibus, caipiras preconceituosos, pessoas surpreendentemente legais e criaturas que você não sabe como chegaram onde estão, o roteiro toca em assuntos delicados e cria dilemas para seus personagens. Mas não desenvolve exemplarmente. (Segurem os forninhos haters) Não estou dizendo que o filme é ruim, mas não me impressionou tanto quanto sua reputação indica.

Durante a viagem Tick faz muito suspense em relação ao verdadeiro propósito de sua viagem por medo do que os colegas vão pensar e principalmente a reação do - SPOILERS A PARTIR DESTE PONTO - filho sobre quem é seu pai. Mas os amigos ficam apenas surpresos, e não fazem julgamentos. Já o garoto filho dos anos 90 não tem problemas para compreender homossexualismo e outras questões. Tudo fica a mercê de Tick superar seu pavor e trocar meia dúzia de palavras com o moleque. Ainda fica a dúvida no ar se o menino sempre soubera quem era seu pai, ou se a cena acabou muito cedo e perdemos a "conversa".

Já Felícia, abusada e sem limites, quase apanha feio, mas aparentemente não aprendeu muita coisa. Apenas serviu de pretexto para avançar o relacionamento de Bob (Bill Hunter) e Bernadete. Este último sim melhor explorado. Nem mesmo a piada recorrente, da moça que também está atravessando o deserto, é finalizada. Será que ela chegou?

Divertido, inteligente, bem produzindo e com um elenco incrível em suas caracterizações, Priscilla, a Rainha do Deserto provavelmente foi um filme evento em 1994. Com seu olhar sincero, sem preconceitos ou filtros para o mundo das drags e transexuais. Mas, é 2015, e muitos de nós somos da mesma geração do filho de Tick. Crescemos com o tema em nosso cotidiano e aceitamos numa boa.

Provavelmente Priscilla contribuiu para essa geração com um novo olhar. Mas isso não o salva do problema da expectativa insuperável, criada pela reputação do título. Ao menos os questionamentos ainda são atuais. E nada é mais deslumbrante que paetes e plumas ao vento em um deserto vermelho.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates