Home » , » Ouvir, aprender, nunca esquecer!

Ouvir, aprender, nunca esquecer!

Demoramos muito para assistir a este clássico obrigatório para aulas de cinefilia e história mundial. Acredito que este fato se deva a dois fatores. Primeiro, o longa é de 1993, pouco antes de começarmos a aprender sobre história do mundo, e desde que saiu em VHS é material didático obrigatório. Logo, o assistimos em várias ocasiões, em diferentes idades. Segundo a produção é uma obra criada com tanto esmero que fica difícil analisá-la sem parecer mera bajulação.

Então vamos começar este comentário (não sou pretensiosa ao ponto de chamar de crítica) com a parte fácil, a sinopse. Oskar Schindler (Liam Neeson) é um homem de negócios, e vê na segregação dos judeus poloneses pelos nazistas a oportunidade de fazer fortuna. Membro do Partido Nazista, Schindler não vê problemas em fazer uso de suborno, "agrados" e manipulação para conseguir contratos. Já o talento para administração é nulo, logo ele conta com a ajuda de Itzhak Stern (Ben Kingsley), um judeu habilidoso para coordenar sua fábrica de potes e panelas.

É Stern o primeiro a ver na fábrica de a oportunidade de melhorar a vida de uma minoria. Lentamente, e quase sem perceber (ou admitir, já que significaria a morte) Schindler também adquire esta visão. Quando o Gueto é extinto e os judeus realocados para o campo de concentração, o negociante mantém e expande o esquema. Para tal chega até manipular Amon Göth (Ralph Fiennes) Tenente da SS responsável pelo campo.

Ao contar este pedaço em particular da história, que muitos desconheciam, A Lista de Schindler também conta a história como um todo. Aborda toda a trajetórias dos judeus, no projeto de "novo mundo nazista". Identificação, segregação, trabalho escravo, extermínio e a libertação tardia daqueles que sobreviveram ao genocídio. Não vemos Hitler, mas temos total compreensão de seu plano, da extensão de seu poder, e da lógica de pensamento que conseguiu que seus seguidores abordavam.

Também vemos histórias singulares vividas ou presenciadas por sobreviventes, o medo, a tristeza e o luto. Além claro, da evolução de Schindler, que embora gradual é marcada por uma cena em particular. A menina do casaco vermelho, um dos motivos do filme ser em preto e branco, e o símbolo da crueldade daquele período histórico. Para não dizer que sou apenas elogios ao filme, é está nesta passagem o único detalhe de produção que realmente me incomoda. Não há exatamente medo nos olhos da menina quando, esta se esconde debaixo da cama. Mas acredito que é pedir muito de uma menina de 4 anos, e tentar assustá-la de verdade para obter tal resultado seria uma escolha cruel demais. De qualquer forma a cena funciona, é tocante, muda o protagonista e é aquela que nos lembramos imediatamente ao mencionarem o filme.

Voltando à escolha pelo preto e branco, a opção dá um tom documental à produção. A ausência de cor e a granulação da película lembram os filmes produzidos pelo Partido Nazista que volta e meia assistimos no Discovery Channel. Além de aumentar o a gravidade, melancolia e dificuldade daquele mundo...

...Aquele mundo, história recente, mas que parece muito distante para muitos de nós. É essa, na humilde opinião da blogueira que vos escreve, o maior propósito desta produção, aproximar, esclarecer, não deixar a história ser esquecida ou repetida. Logo, é memorável o esmero da produção o esforço do elenco e equipe para tornar A Lista de Schindler a obra de arte melancólica e verdadeira que é.

Uma produção que deve continuar na lista de material didático e que deve ser revista em diferentes fazes da vida, por muitas gerações. Pois é assim uma das melhores maneiras de aprender e compreender história.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates