Home » , » Quem tem medo do Búfalo Bill?

Quem tem medo do Búfalo Bill?

Provavelmente quase ninguém que assistiu a O Silêncio dos Inocentes, apesar de Bill ser o criminoso procurado em questão. É o Dr. Hannibal Lecter que realmente tememos (e fingimos que não admiramos, em sua condição de um dos maiores vilões do cinema). Mas não se engane não há personagens desinteressantes ou peças soltas neste suspense (sim, suspense! Não parece um terror para mim.).

Afinal o próprio Búfalo Bill (Ted Levine, assustador), teoricamente apenas um pretexto para o encontro entre os protagonistas, sequestra e deixa suas vítimas definharem para que possa retirar mais facilmente sua pele. Matéria prima de seus trabalho de alfaiataria. Ah! Não mencionei? É claro que há SPOILERS nesta resenha neste relato de uma humilde amante do cinema.

É por causa de sua série de assassinatos que Clarice Starling (Jodie Foster), ainda em treinamento para o FBI, é recrutada para entrevistar outro assassino em série. O Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), que além de sociopata é psicólogo, logo um ótimo recurso para compreender a mente de outros assassinos em série. O problema é que Lecter é extremamente inteligente e tem gênio forte, colaborar com os mocinhos não é sua praia. A aparentemente frágil Clarice é uma tentativa desesperada de fazê-lo colaborar.

Acertou quem deduziu que deste encontro nasceria um complexa relação de aprendiz/paciente e mestre/terapeuta, entre a novata em treinamento, e o assassino cheio de truques. Um deles é estabelecer a uma relação "quid pro quo" com Clarice. Fazendo com que ao mesmo tempo que tentemos desvendar um crime também fiquemos cientes do passado da protagonista. Saber o que move Clarice, não apenas à torna mais interessante, como mais rico e coerente seu crescimento durante o caso. De "não agente" inexperiente, à única que segue a pista correta.

Pasmem, Foster e Hopkins criam toda essa "cumplicidade" em apenas 4 cenas! Inclua aqui em suas atuações incríveis, detalhes pequenos de postura e até a inervante escolha de nunca piscar adotada por Hopkins. Uma variedade de detalhes e escolhas que não vou fingir ser capaz de dissecar. Logo, recomento este ultra detalhado texto, de Pablo Vilaça. Que analisa o filme de uma infinidade de ângulos que espero um dia estar apta a enxergar.

E se você é cinéfilo, ou simpatizante, já deve ter aprendido que cinema é uma obra coletiva. Logo o êxito desta obra prima recente não é mérito apenas de Foster e Hopkins. A direção com escolhas inteligentes, os figurinos e cenário cheios de conteúdo à cerca de quem os usa, e a montagem coerente e fluida. Criam um misterioso quebra cabeças, com pistas e mensagens escondidas durante todo o longa. 

O Silêncio dos Inocentes é obrigatório para qualquer amante da sétima arte. Para ser visto, revisto e estudado. Tão bem produzido que chega ser intimidante para blogueiros cinéfilos em treinamento que se dispõe a analisá-los. Logo, não é surpresa termos demorado 5 anos para colocar o longa na lista. Acho que no final das contas temos medo sim de Búfalo Bill e cia!

P.S.: Aos que vivem celebrando as mulheres fortes do cinema, parem de esquecer de mencionar Clarice Starling  em suas listas!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates