3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Curiosidades de "Meu Amigo Totoro"

Rei Totoro é a mascote do estúdio de Hayao Miyazaki, Studio Ghibli.

O filme é parcialmente autobiográfico. Quando Hayao Miyazaki e seus irmãos eram crianças, sua mãe sofreu de tuberculose por nove anos, e passou grande parte de seu tempo hospitalizada. Está implícito, mas nunca é mencionado no filme, que a mãe de Satsuki e Mei também sofre da doença. Certa vez, Miyazaki disse que o filme teria sido doloroso demais para ele fazer se os dois protagonistas fossem meninos, em vez das meninas.

Os nomes das duas meninas, Satsuki e Mei é uma brincadeira com a palavra de Maio. "Satsuki" é uma palavra japonesa velha para maio, e "Mei" é a pronúncia japonesa da palavra Inglês "Maio".

Hayao Miyazaki originalmente concebeu os personagens Satsuki e Mei como um único garota. Ele queria acrescentar suspense para a segunda metade do filme, e ele sentiu que não iria funcionar com apenas uma única menina, então ele dividiu-a em duas meninas separadas. A menina original tinha características de ambas e tinha 7 anos de idade, a meio caminho entre as idades de Satsuki (10) e Mei (4).

Meu Amigo Totoro, e outras obras de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli. influenciaram bastante os animadores da Pixar. O resultado? Uma homenagem em forma de "Easter Egg" em Toy Story 3. Quem encontrou Totoro entre os briquedos "estadunidenses"?

O filme inicialmente não se saiu bem nas bilheterias, e não fez sucesso até cerca de dois anos após o lançamento, quando bonecos inspirados no Rei Totoro chegou às prateleiras.

O filme ganhou um lançamento produzindo pelos estúdios Disney em 2005. 

Dakota Fanning que nasceu em 1994, seis anos após o lançamento original do filme, se juntou ao elenco de voz para o re-lançamento de 2005 (altura em que ela tinha 11 anos). Sua irmã caçula Elle também participou da "redublagem". Dakota e Elle deram vida respectivamente a Satsuki e Mei.

0 comentários: