Home » , » Um estilo de vida

Um estilo de vida

Já não se fazem ladrões no cinema como antigamente, não é? Antes os caras tinham que ter talento e charme, serem trapezistas, bon vivants, boa pinta e cara de pau o suficente pra admitir que roubavam mesmo e "porque sim". Hoje, é um tal de ter cara de mau, muitas armas, muitos capangas, muita tecnologia, muitos tiros e um passado triste e sofredor (se você tiver que justificar porque ele se tornou o que é). Ladrão de casaca (To catch a thief, 1955) é um delicioso jogo de gato e rato, onde mocinho e bandido - literalmente - se confundem.

John Robie (Cary Grant) mora tranquilamente no paraíso da Riviera Francesa, mas é assombrado por seu passado. Antes conhecido como "O Gato", famoso ladrão de jóias, ele perde o sono e o sossego quando uma série de novos crimes passa a acontecer no verão: um novo criminoso usa das táticas de Robie para roubar os ricos turistas que visitam a região e a polícia resolve incriminá-lo antes mesmo de investigar se ele é culpado.

Tentando salvar a própria pele, ele trama desmascarar o novo Gato para poder voltar a viver em paz. Com a ajuda de um gerente de hotel, amigo de longa data, e de um corretor de seguros, que tem os nomes dos clientes mais ricos que estão de férias na região, eles tramam desmascarar o ladrão. Mas não vai ser fácil.

Robie acumulou inimizades e a própria polícia não parece interessada em resolver o caso - quer apenas um coitado para culpar e dizer que fez o seu trabalho. Vigiado de perto por inimigos e pela polícia francesa, ele tem que fingir um novo golpe para acompanhaf de perto os movimentos do novo ladrão. Suas vítimas são duas mulheres, mãe e filha: Jessie (Jessie Royce Landis) e Frances Stevens (Grace Kelly). Jessie adora exibir suas jóias extravagantes, o que deixa a filha e o corretor preocupados. Frances é mais discreta, raramente usa jóias - mas seria impossível a qualquer mortal não reparar em sua presença. Belíssima e elegante, a jovem primeiro parece não se importar com a presença de Robie - apesar de ficar aparente sua desconfiança nele. Depois de um beijo roubado (por ela!), a moça passa a investir mais tempo na companhia de Robie - somente para se gabar que o desmascarou. Acreditando que conhece os segredos do homem e que pode confiar nele, sua relação fica abalada ao descobrir que as jóias da mãe foram roubadas. Achando-se traída, denuncia Robie para a mãe e a polícia. Com o cerco apertando, só resta a Robie uma chance: conseguir capturar o ladrão verdadeiro antes que perca a liberdade - e a mulher de sua vida.


O filme é uma delícia de se acompanhar. Soa despretensioso, como se fôssemos todos passar férias na Riviera. E o cenário é mesmo de babar: as tomadas da região fazem a gente suspirar e sonhar ter metade da elegância de Kelly para fazer jus àquele lugar. A trama bem amarradinha, com as reviravoltas típicas de um Hitchcock, prendem a atenção até o fim, sem cansar. Um suspense romântico, uma produção luxuosa, uma fotografia linda. Meu único porém é com a maquiagem de Grant, que foi exagerada para fazê-lo parecer "rato de praia" (às vezes ele parecia laranja, às vezes marrom, e nunca tinha o mesmo tom em mais de duas cenas diferentes). Mas, isso é só um detalhe e implicância minha. Deixe-se apaixonar por Grant e Kelly nesse maravilhoso longa.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates