3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

domingo, 22 de novembro de 2015

E agora, José?

Então Em chamas terminou com Katniss descobriu quem era o verdadeiro inimigo, e agora ela era o símbolo de uma revolução que desencadeou por acaso. As consequências disso? É o que vemos em Jogos Vorazes - A esperança, parte 1 (The mockingjay - part 1, 2014). Uma nova batalha tem início, mas essa será diferente: ao invés da arena onde tributos se enfrentam até a morte, agora os presidentes usam de artifícios televisivos para ataar uns aos outros. Muitos diriam que esse é o início do fim, mas ela vai descobrir que há um longo caminho a ser percorrido até lá.

Peeta (Josh Hutcherson) e Johanna (Jena Malone) estão sob o poder da Capital desde que Katniss (Jennifer Lawrence) explodiu o domo da arena com uma flecha eletrificada e acabou com o Massacre Quaternário. Eles estavam na lista de resgate de Haymitch (Woody Harrelson) e Plutarch (Phillip Seymour Hoffman), mas apenas Katniss, Beete (Jeffrey Wright ) e Finnick (Sam Caflin) conseguiram ser retirados da arena em segurança.

Ter deixado Peeta na arena desestabilizou Katniss. Reaprendendo a viver no Distrito 13, com todas aquelas regras rígidas de controle de pessoas e alimentos, sobrevivendo na instalação militar subterrânea que era o novo distrito, a jovem sente dificuldades em se adaptar. Mesmo feliz por ter sua irmã e mãe a salvo, ela teme pelo que poderia acontecer a Peeta que ainda estava nas garras do presidente Snow (Donald Sutherland). Nem mesmo a presença constante de Gale (Liam Hemsworth) aliviava a sensação de impotência que ela sentia.


Então, foi com uma mistura de relutância e prazer que ela aceitou o convite de Alma Coin (Julianne Moore), a presidente do 13, para se tornar o símbolo da revolução. A ideia de Coin e Plutarch era usar Katniss em filmagens, vestida como O Tordo, em propagandas a serem transmitidas em toda Panem. O problema era que Katniss não conseguia convencer a ninguém - nem a si própria - com aqueles discursos prontos e as filmagens em estúdio. O jeito foi colocá-la em campo, mas ainda assim, em segurança.

Sua nova equipe tinha, além de Boggs (Mahershala Ali), militar responsável pela equipe, e Gale, os câmeras Castor (Wes Chatham) e Pollux (Elden Henson) e a diretora de filmagens Cressida (Natalie Dormer, a.k.a. Margaery Tyrell). Foi ideia de Haymitch permitir que ela estivesse por lá, uma vez que ela poderia reagir naturalmente e seria isso o que ela fazia de melhor - e era assim que eles teriam O Tordo de verdade.

Primeira parada: o agora extinto Distrito 12. Katniss e Gale visitam pela primeira vez o que sobrou de sua terra natal após o massacre de Snow em resposta à fuga de Katniss. Escombros, cinzas e corpos carbonizados, era tudo o que havia para ser visto. A emoção dela e a narração dele dos eventos ali ocorridos são perfeitos para os propósitos de Coin, e então eles resolvem dar mais um passo. Visitar um distrito em guerra, sem ir para o front.


Ao visitar um hospital de campanha improvisado no Distrito 8, Katniss testemunha o horror. Bombas vindas de aerodeslizadores atingem o hospital, onde os moribundos tentavam uma segunda chance de soreviver. É ali que ela percebe que a crueldade de Snow não tem limites, e a presidente Coin, com medo de arriscar perder o maior símbolo de sua revolução, a proíbe de sair em campo novamente.


Em meio a tudo isso, Peeta é visto em transmissões na tv. São poucas as suas aparições, e a cada uma delas é visível que sua condição física piora. Sua mensagem combina com sua personalidade, pedir aos rebeldes que parem a guerra "sem sentido" é uma falácia imposta por Snow - porém poderia ser convincente se dita por um dos mais queridos e educados tributos a vencer os Jogos. O que ninguém esperava era o que aconteceria quando, em meio a uma transmissão, o sinal fosse interrompido por uma propaganda rebelde.

Peeta finalmente vê que Katniss está viva, e que talvez tudo o que ele esteja dizendo seja uma mentira absurda. Arriscando a própria vida, ele avisa sobre o ataque iminente ao Distrito 13, e então a transmissão é interrompida. Torna-se urgente para Katniss o resgate a Peeta, uma vez que ele ajudou os rebeldes mesmo estando sob poder da Capital. Ele pode morrer a qualquer momento, mas ela não pode deixar isso acontecer.


Atendendo ao pedido de Katniss (porque, ao contrário, ela não mais ajudaria), o comando do Distrito 13 monta uma operação de resgate, que inclui não apenas o esquadrão de ação, mas uma distração: Finnick vai a público revelar grandes segredos da sociedade de Panem, segredos que ele coletou por anos de convivência. Enquanto Beete mantinha a transmissão ao vivo, na tentativa de atrair a atenção da sociedade e de Snow, o grupo entraria na Capital para o resgate.


Katniss acabou interferindo também, conversando diretamente com o presidente Snow, no desespero de manter a operação em segredo. Mas Snow sabia da ação de resgate, e os resultados dela não foram exatamente como os rebeldes esperavam.
A esperança - parte 1 tem bem menos ação do que os dois primeiros filmes. Tudo bem que não há mais jogos na arena, e que é importante mostrar a adaptação de Katniss à nova realidade, sua nova função, e tal. Mas falta algo realmente acontecer. A jogada política na criação d'O Tordo fica muito nas entrelinhas. É inegável que alguns momentos são realmente emocionantes, como Katniss e Gale visitando o distrito 12 arrasado e ela cantando a canção que eletrificou as multidões, o bombardeio do hospital, o resgate de Peeta (que é a única ação real do filme), o reencontro dos Amantes Desafortunados. Fica, então, a esperança de que o segundo filme complete o ciclo perfeitamente, contanto razões e consequências de cada uma das ações desenroladas até aqui. O filme ainda tem aquela chama de "a rebelião está apenas começando", embora nada realmente aconteça nesse sentido. 

A expectativa aumenta, embora fique a sensação de que vai ser pouco tempo para retomar a força do discurso político iniciado no primeiro filme (e que é um viés permanente na trilogia literária).
O fim estava apenas começando, veremos que fim ele vai tomar.

0 comentários: