Home » , , » O fim de um ciclo

O fim de um ciclo

E qual fã da saga de Suzanne Collins não estava morto de ansiedade para ver a parte final no cinema? Bem, acho difícil achar algum que não estivesse. O resultado, porém, pode ter decepcionado àqueles que só viram a estória nas telonas. Explico: Jogos Vorazes - A esperança, parte 2 (The mockingjay - part 2, 2015) perde o fôlego e a força, deixando uma sensação de que os trechos escolhidos para ser enfatizados não eram aqueles que deveriam ter destaque.


O filme começa na consequência dos fatos do último filme, ou seja, com Katniss (Jennifer Lawrence) sendo atendida após a agressão que sofreu. Ela perde momentaneamente a voz, enquanto Peeta (Josh Hutcherson) ainda é mantido sob vigilância e cuidados médicos. Ela quer desesperadamente se provar que há chances de recuperar sua saúde, física e mental, como se pudesse se redimir pelo mal que causou ao amigo. Ao mesmo tempo, ficar ao lado dele causa sofrimento em ambos; portanto ela se dispõe a fazer algo mais contundente para ajudar a revolução: tanto era algo útil para fazer como também era uma forma de não pensar na situação de Peeta toda hora.

A situação com Gale (Liam Hemsworth) tampouco estava resolvida,  mas não era hora de pensar nisso também. Com a presidente Coin (Julianne Moore) e Heavensbee (Phillip Seymour Hoffman) desenhando as táticas para fortalecer a imagem d'O Tordo, e a vontade de consertar Peeta, não há muito espaço para mais nada na mente de Katniss.

Depois de uma ação mal desenhada em campo e após ser atingida por um tiro, uma ideia fixa surge em Katniss: ela precisa matar o presidente Snow (Donald Sutherland) para acabar com a guerra. O casamento de Finnick (Sam Caflin) e Annie (Stef Dawson) funciona como uma despedida para Katniss, que aproveita a ajuda inesperada de Johanna (Jena Malone) para conseguir fugir e ir para o front.

Mas sua ação não passa despercebida por Coin e Plutarch. Logo uma equipe de tv, a mesma que a acompanhava antes, foi enviada para acompanhá-la. Mesmo com a ajuda de Gale, que sabe da real intenção de Katniss, fica difícil ela se livrar da equipe e seguir seu plano. A situação fica ainda pior quando Peeta é enviado para acomoanhar o grupo na investida contra a Capital.

Katniss começa a se perguntar muitas coisas. Será que vai conseguir se livrar do grupo e dar cabo de sua missão pessoal? Se conseguir chegar até a mansão de Snow, como ela vai conseguir se aproximar o suficiente para matá-lo?Por que Coin enviou Peeta para acompanhá-la se sabe que ele ainda não estava completamente curado?


O grupo, reforçado com os melhores especialistas do exército, avança a duras penas pela cidade transformada em uma nova arena dos Jogos Vorazes. Bombas e surpresas dignas dos criadores mais sádicos dos jogos estão ativos e espalhados pelas ruas e casas, escondidos para todo os que não sabem por onde ir. Munidos de um equipamento que pode antecipar onde estes dispositivos estão, eles tentam cobrir a maior distância possível para dar a Katniss a chance de cumprir sua tarefa. Em uma área hostil, coberta de artefatos letais e pacificadores à caça deles, com a bomba-relógio que Peeta se transformou, Katniss está jogando a terceira edição seguida dos Jogos Vorazes - e ela sabe, agora, que esta será a última.

Difícil entender o que deu errado nesse filme se tem uma estória tão boa a ser desenvolvida. Não quero dar spoilers, uma vez que o filme ainda está em cartaz, muita gente não viu ainda e as partes mais decepcionantes ficam bem no desfecho da estória. Mas é complicado identificar onde foi que a estória perdeu a força. Talvez os maior problema tenha sido a questão do protagonismo, onde claramente se força a mão para manter Katniss como o agente principal - sendo que tudo delineia e reafirma que ela é somente um peão numa trama muito maior. Esse, eu acho, é o maior trunfo dessa saga: falasse muito mais nas entrelinhas e abre-se um leque imenso de oportunidades para se conversar sobre assuntos delicados.

O que aconteceu em Parte 2 foi decepcionante, de certa forma, por focar nos dilemas pessoais de Katniss. Convenhamos, depois de tudo o que ela passou, seria mesmo tão importante assim ela resolver seu triângulo amoroso? Quanto à questão de vê-la compreender sua real posição no plano de Coin-Heavesnbee, quando a ficha caiu de verdade? Onde foi parar a comoção pelo desastre em frente à sede do governo? Eu queria ter gostado mais desse defecho, assim como gostei do final do livro. O happy end não agradou, apesar de ser bastante parecido com o original - o que faltou foi o sabor amargo que essa vitória teve.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates