Home » , , » O Caçador e a Rainha do Gelo

O Caçador e a Rainha do Gelo


O Caçador e a Rainha do Gelo (The Huntsman: Winter's War, 2016) é uma sequência-prólogo de Branca de Neve e o Caçador, que foi lançado em 2012 e tinha a crepuscular Kristen Stewart no papel principal. Charlize Theron fez a madrasta má, chamada Ravenna, e o público gostou tanto dela que, ao que parece, os produtores acharam que seria uma boa ideia fazer um novo filme com ela. Daí nasceu essa sequência. Se você não viu o primeiro filme, saiba que vou precisar dar dois spoilers aqui, afim de explicar a gênese desse longa. Durante o resgate de Branca de Neve, o Caçador (Chris "Thor" Hemsworth) comenta sobre sua esposa falecida, e ao fim, a Ravenna morre - e todos são felizes para sempre. Ok, mas o que isso tem a ver com esse novo longa? Digamos que a Rainha Má guarda rancor.
Freya (Blunt) e Ravenna (Theron): as rainhas más
Desde nova, Ravenna era muito bela e poderosa. Sua irmã mais nova, Freya (Emily Blunt, linda de morrer) ainda não despertou a mágica que corria em seu sangue, mas ela já haiva descoberto o amor - que deixou a invejosa irmã com muita raiva. Ravenna tenta persuadir a irmã sobre a ilusão do amor, mas esta não desiste do seu sentimento mesmo sabendo que seu amado estava prometido à outra. Freya já estava grávida, e resolve ter o bebê mesmo contra todo o bom senso. Mas um terrível incêndio acaba por tirar a vida de sua amada filha ainda no berço. Desespedaçada de dor, raiva e desespero, a princesa descobre seu poder: seu coração gelado transforma qualquer coisa em gelo.
Sara (Chastain): ela nunca erra
Precisando se isolar, Freya resolve partir para o norte e no caminho destrói vilas e sequestra crianças. Ela os tem como filhos, mas sua única regra é que eles não podem amar. Cria, assim, um exército de Caçadores - homens e mulheres treinados desde a infância para a guerra sem as distrações que o amor causa. Sob a vigilância constante da rainha, alguns conseguem driblar suas rígidas regras. É o caso de Eric (Hemsworth) e sua esposa Sara (Jessica Chastain), que desde crianças se mostravam ser os melhores com o machado e o arco e flecha. Assim que foram descobertos, foram obrigados a lutar pelo seu amor - e isso significava ter que lutar contra um exército de amigos, tão bem treinados quanto eles. Talvez eles tivessem conseguido, se a própria Rainha do Gelo não tivesse intervisto.
Os caçadores e os anões tem que enfrentar goblins na floresta para recuperar o Espelho Mágico
Então foi assim que o Caçador foi parar na outra estória, a que tinha a Branca de Neve, e foi assim que os caminhos dele e de Ravenna se cruzaram - o que nos leva à verdadeira estória desse longa: Príncipe William (Sam Claffin, também conhecido como Finnick Odair da saga Jogos Vorazes) vem pedir ajuda ao caçador pois o Espelho sumiu do quarto de Branca de Neve. Ela temia que ele voltasse a fazer algum mal, já que ela própria estava sofrendo com as influências negativas dele. A missão para o caçador era encontrar o Espelho e o levar para o Santuário, o único lugar onde ele não teria poder de fazer mal a ninguém.
Freya (Blunt) espionando seus filhos: nada pode escapar a seus olhos
Porém, o que ninguém esperava era encontrar uma antiga espiã mágica da Rainha do Gelo. Temendo o que ela faria agora que sabia do Espelho, uma fonte de poder mágico, e de seu desaparecimento, era urgente que ele o encontrasse antes. Com a ajuda de dois anões - um já velho conhecido seu, pois o ajudara no resgate de Branca de Neve, e outro que só estava ali para ganhar uns trocados a mais pela recompensa - ele parte em busca do rastro do espelho. No caminho, reencontra Sara e descobre que ambos foram enganados pela rainha. Logo ele parte para reconquistar o amor dela, mas ela parece imune às tentivas dele. Capturados por duas anãs, também em busca de recompensas em ouro, logo o grupo está formado e eles terão que enfrentar coisas mais terríveis que apenas goblins para conseguir por as mãos no Espelho.
Freya e o Espelho: efeitos visuais lindíssimos
Os furos no roteiro são grandes - a começar pelo fato de Ravenna ter tido um irmão gêmeo no outro filme, que lhe seguia para tudo quanto era lado, e aqui ele sequer é mencionado, além de algumas coisas bastante incongruentes (como cortar uma ponte de corda no meio da floresta para fugir de um ataque de goblins que agiam como macacos e podiam facilmente atacar pulando sobre as árvores). Há um excesso de referências mal ajambradas, e cada coisa que aparece parece ter saído de algum outro lugar: as esculturas de gelo no pátio da Rainha de Gelo lembram as estátuas da outra Rainha de Gelo, a de Nárnia, e a coleção de desafetos da Bruxa do Mar de A pequena sereia; o próprio castelo é uma mistura de Hogwarts, Arendelle e o castelo da Cinderela; o banho quente do caçador e sua esposa lembra Jon e Igritte na caverna pra lá da Muralha; Freya parece muito uma versão má de Elsa de Frozen - Uma aventura congelante; há uma passagem onde o Caçador e os anões parecem entrar em uma estalagem de Bri... Posso ficar um dia inteiro aqui nessa brincadeira.
Srta. Bromwyn (Smith): melhor pessoa
Obviamente o público alvo desse conto de fadas macarrônico são as crianças, que devem se divertir com os anões - a melhor de todas é, de longe, a mercenária Senhorita Bromwyn (Sheridan Smith) e tem duas rainhas más a mais para temer. Figurino (especialmente os das duas rainhas), maquiagem e produção de arte estão impecáveis, e os efeitos visuais também são muito bons. Fora Hemsworth, que parece se divertir com seu personagem, os outros atores estão apenas na média: Blunt e Theron fazem caras e bocas para parecerem más, mas eu nem posso culpar as duas - culpo a direção, que como muitas outras produções, insiste em colocar atrizes talentosas usando de trejeitos e carões exagerados para "meter medo". Resultado: uma pipoca gostosa, mas nada mais que isso. Se bem que o fim deixa um cheiro de trilogia no ar...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates