Além das palavras



Eu precisei de alguns dias refletindo sobre Além das palavras (A quiet passion, 2016), filme de Terence Davies sobre a vida da poetisa americana Emily Dickinson. Eu pouco conhecia de sua história e obra, e uma pesquisa após a sessão me disse que alguns fatos sofreram pequenas alterações na versão para o cinema. Mas nem por isso o longa perde seu impacto.

A jovem Emily (Emma Bell) estuda em uma escola religiosa e se nega a seguir uma doutrina de fé. Uma rebeldia sem tamanho para uma moça do interior dos Estados Unidos no século 19, ferozmente contrastante com sua figura miúda e pálida. Aceita novamente em casa, entende-se o porquê: a educação refinada a que o pai, advogado e político, fazia questão de dar aos três filhos, dava liberdade questionadora e base sólida para uma fé cristã nada fanática.

Emily (Bell): rebeldia controlada

Vinnie (Rose Williams/Jennifer Ehle) e Austin (Benjamin Wainwright/Duncan Duff), irmãos de Emily, são tão inteligentes e obedientes a Deus e a seus pais quanto a jovem. Uma família onde as mentes eram tão afiadas quanto as maneiras eram polidas. Todo esse ambiente, somados à extrema opressão feminina típica da época, fizeram de Emily uma figura única. A alma vivaz em um corpo frágil, a opressão fortemente combatida - embora ela raramente perdesse a compostura, a reclusão voluntária para se proteger contra o mundo tão brutal. Compreender esse ambiente é vital para acessá-la.

A bela fotografia nos imerge nesse universo: o acolhimento e segurança da grande casa, a melancolia quase palpável do entardecer, a solidão criativa das madrugadas, o passar do tempo e o lento sufocamento daquele espírito livre. A direção delicada de Davies trata com carinho e respeito a figura de Emily, mesmo quando expõe a dor e desespero que ela, reservada, guardava para si. Meu único porém é que o tom ligeiramente teatral imposto aos atores me incomodou um pouco, mas isso de forma alguma atrapalha a narrativa.

Cynthia Nixon faz um grande trabalho interpretando a escritora

A poesia tocante de Emily permeia todo o longa, ora em sua narrativa, ora em sua fala - principalmente para nos fazer entender que ela retratou sua alma naqueles pequenos pedaços de papel que costurava em silêncio. A passagem do tempo também é importante pois mudanças significativas ocorrem nos personagens que a rodeiam e a sensível Emily (agora interpretada por Cynthia Nixon) reage a essa nova dinâmica. O lento espiral de dor e desespero que a envolve até seus últimos dias é belo e triste. Mais do que apenas uma biografia, o filme é um homenagem à poetisa que quase não conhecemos.

Por pouco seu verdadeiro trabalho nunca chegou ao grande público, e agora há uma boa oportunidade para que mais pessoas se interessem pela escritora. Da dor e da vida simples, da solidão e da análise consciente de sua condição de mulher na sociedade em que se emcontrava, do desespero e do medo da morte, do desamor, nasceu uma das mais belas e puras almas - e que bom que ela pode transbordar isso até nós.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis

Especial do mês

Mulan

As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Agora nos dedicamos a um filme por mês, sem deixar de lado as críticas dos lançamentos no cinema. Venha com a gente descobrir curiosidades dos nossos especiais e se atualizar das estreias nas telonas!

Receba por e-mail

Gêneros

Resenhas (769) Drama (235) Lançamentos (134) Ficção científica (109) Aventura (102) Comédia (76) Musical (52) Terror (47) Ação (45) Fantasia (36) Animação (29) Comédia romântica (24) Épico (24) Faroeste (22) Biografia (21) Thriller (7)

Arquivo do blog

Google+ Followers

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates