Home » , , , » Dunkirk

Dunkirk

Dunkirk (Dunkirk, 2017) é um filme de guerra onde a guerra em si é o menos importante. Humano sem ser melodramático, cumpre sua função de emocionar e fazer refletir sobre o que é estar em conflito. Misturando fatos históricos com ficção em uma linha do tempo não-linear, o diretor Christopher Nolan entregou um trabalho primoroso - e que entrou facilmente no meu Top 03 de filmes de guerra.


Fato: cerca de 400 mil soldados ingleses e aliados ficaram encurralados pelas forças alemães na praia de Dunkirk, apoiados por franceses que tomavam conta da retaguarda enquanto os britânicos esperavam apoio marítimo para retornar pra casa. Mas esse apoio era constantemente sabotado pelos bombardeiros aéreos inimigos. Num trabalho conjunto, Exército e Marinha lutavam para resgatar esses homens, mas o esforço não estava surtindo muito efeito: centenas de navios naufragados na beira da praia, de fundo muito raso, dificultavam a aproximação dos poucos navios que conseguiam chegar até o molhe (um píer, duramente mantido de pé pelos soldados). Então a Marinha passou a recrutar pequenas embarcações civis para ajudar na operação.

Tendo isso em mente, saiba que Nolan explicou tudo isso com poesia e maestria. Os pontos de vista de todos os envolvidos na operação são observados: o soldado que só quer voltar vivo pra casa, o que considera uma vergonha ter que voltar assim pra casa, o que já viu demais da guerra, os comandantes e suas difíceis escolhas, os civis com vontade de ajudar. Seres humanos, como eu e você, presos em um conflito tanto interno quanto muito maior que eles - o embate entre dominação e liberdade é pertinente ao ser humano, não é? Envolve a todos, mesmo àqueles que não querem se comprometer com política - e o que é uma guerra senão um duelo de ideias entre pessoas que não se compreendem? Quantos têm que sofrer e morrer (ou sobreviver e lidar com as consequências) antes que a briga recomece?

Um elenco que mistura a experiência de atores premiados como Kenneth Brahgnah e Mark Rylance com jovens e promissores talentos (inclusive o surpreendente desempenho de Harry Styles, cantor da boy band One Direction, de quem - confesso - eu tinha certa resistência), uma fotografia incrível e um ritmo cadenciado, alternando cenas de drama em conflitos internos e tensão ao máximo, só veio abrilhantar essa ótima estória do lado mas sombrio da nossa História.

Com certeza não passará em branco pelas maiores premiações do ano que vem, e cada prêmio será justíssimo. Uma obra belíssima, das melhores que Nolan já apresentou. Simplesmente imperdível (e, no meu caso, inesquecível).

1 comentários:

Unknown disse...

Dunkirk é um filme que me fez muito ansiosa desde que eu vi o trailer. Este filme ultrapassou as minhas expectativas, Christopher Nolan adaptou a história de uma maneira impressionante, colocando como evidencia que era o diretor indicado de Dunkirk filme. É importante mencionar também que graças ao grande trabalho do elenco foi um dos melhores filmes desse ano. A verdade Harry Styles fez um bom trabalho no seu primeiro papel no cinema. Sendo sincero eu acho que a sua atuação é extraordinária. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates